Apresentação
A enfermagem é atualmente a maior classe profissional do Brasil, totalizando mais de 2 milhões de profissionais conforme dados disponíveis no site do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN, 2019).
A grande oferta de vagas de graduação gera aumento na oferta de profissionais disponíveis no mercado de trabalho, esse fato estreita os mecanismos de aquisição da primeira oportunidade de colocação para os enfermeiros recém-formados.
A dinâmica e contratações de enfermeiros é influenciada hoje, prioritariamente, por critérios como a experiência e a formação complementar. Contudo, uma característica ainda muito valorizada e procurada pelas empresas nos processos seletivos para enfermeiros é a habilidade de liderança a qual mesmo que provenha de um cunho natural dos indivíduos como um valor pessoal, pode e necessita ser desenvolvida.
A vivência prática em serviço é sobremaneira a único veículo de desenvolvimento de habilidades técnicas e, certamente, também de habilidades comportamentais. Deste modo, o ciclo do aprendizado do adulto, descrito pelas correntes de ensino adragógicas, destacam a “prática” como a melhor ferramenta para o aproveitamento do conhecimento. Além disso, ainda sugerem a inserção de treinamento de habilidades e da simulação de atividades reais como forma de aumentar a eficácia do desempenho na etapa de imersão prática (KOLB,1984).
No âmbito da saúde esse contexto é extremamente importante, pois soma-se ao fato de que uma formação que permite melhor desempenho do profissional, com maior nível de assertividade e produtividade, também é bem valorizado no mercado de trabalho.
Assim, um curso de pós graduação Latu Sensu que viabilize a imersão prática do profissional enfermeiro em um serviço hospitalar pode fomentar o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais destes profissionais. Este modelo de ensino com treinamento em serviço abre as portas da famigerada experiência para profissionais recém-formados e, sobretudo modula as características que o mercado valoriza.
Contudo, o diferencial deste modelo é a possibilidade de que os alunos enfermeiros possam adquirir experiência profissional. Neste modelo propomos uma inserção a nível de supervisão júnior, diferente dos modelos de residência de enfermagem ou multiprofissionais convencionais tutorados pelo Ministério da Saúde, o que permite o desenvolvimento de habilidades comportamentais como a liderança e a inteligência emocional.
A proposta de treinamento em serviço em uma importante instituição de saúde, permite o desenvolvimento pleno das capacidades de um enfermeiro mobilizando a formação em todas as áreas de atuação profissional: assistência, gestão, auditoria, pesquisa e educação.
O profissional formado se despontará como uma mão de obra qualificada de forma diferenciada. Esse profissional pode ser aproveitado pelo próprio Hospital Evangélico que pode otimizar o histórico de aproveitamento dos estagiários e, do próprio corpo de colaboradores no processo de recrutamento interno e, como forma de manutenção da política de plano de carreiras.
Informações Básicas
Início: 26 de fevereiro de 2021 (Belo Horizonte)
Horários: Sexta-Feira: 19:00 às 22:00 hs
Sábado: 08:00 às 17:00 hs
Local: Av. Amazonas, 3.200, Prado | Belo Horizonte MG | UninCor Campus Belo Horizonte
Carga Horária: 472 horas
Duração: 18 meses | Aulas Quinzenais
Disciplinas
Disciplinas |
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Presencial |
APS* |
Total |
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Gestão do Risco |
10 |
10 |
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Gestão da Qualidade |
10 |
10 |
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Bases Semiológicas e Semiotécnicas |
20 |
20 |
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Sistematização da Assistência de Enfermagem |
20 |
20 |
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Traumatologia |
20 |
04 |
24 |
Emergências Neurológicas |
20 |
04 |
24 |
Emergências Cardiovasculares |
16 |
08 |
24 |
Emergências Respiratórias |
16 |
08 |
24 |
Emergências Gástricas e Intestinais |
12 |
04 |
16 |
Emergências em Pediatria |
24 |
08 |
32 |
Gestão da Assistência na Rede de Emergência |
08 |
08 |
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Habilidades Técnicas em Terapia Intensiva |
16 |
04 |
20 |
Neurointensivismo – Assistência de Enfermagem Intensiva em Neurologia |
20 |
04 |
24 |
Cardiointensivismo – Assistência de Enfermagem Intensiva em Cardiologia |
20 |
04 |
24 |
Assistência de Enfermagem Intensiva em Problemas Respiratórios |
12 |
04 |
16 |
Princípios de Ventilação Mecânica |
08 |
04 |
12 |
Assistência de Enfermagem Intensiva em Nefrologia |
16 |
04 |
20 |
Assistência de Enfermagem Intensiva em Problemas Gastrintestinais e Nutricionais |
12 |
04 |
16 |
Assistência de Enfermagem em Lesões de Pele |
08 |
04 |
12 |
Gestão da Assistência de Enfermagem em Terapia Intensiva |
08 |
04 |
12 |
Metodologia do Trabalho Científico |
20 |
20 |
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Epidemiologia e Bioestatística |
20 |
20 |
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Ética e Legislação do Exercício Profissional da Enfermagem |
20 |
20 |
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Prática Baseada em Evidência |
20 |
20 |
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Seminários de Pesquisa - TCC |
20 |
20 |
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476 |
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MÓDULO DE CONCLUSÃO DO CURSO |
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A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é vinculativa para a integralização curricular do curso em nível de especialização. O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal proporcionar uma síntese dos conhecimentos e habilidades adquiridas ao longo do curso na forma de um trabalho desenvolvido com metodologia científica. O TCC consiste em um trabalho elaborado individualmente pelo discente do Curso de Especialização com previsão de término para o último módulo cursado, sob a orientação de um professor do curso. Os alunos reprovados terão 60 dias para, junto com o professor orientador, refazer o trabalho de acordo com as considerações da banca e agendar uma nova defesa. Caso seja novamente reprovado, o aluno somente poderá se inscrever na disciplina quando a mesma for disponibilizada, sendo a solicitação realizada por meio de preenchimento de formulário próprio que se encontra na secretária acadêmica do campus. A organização e a supervisão do cumprimento das normas estabelecidas para os Trabalhos de Conclusão de Curso estarão sob a responsabilidade de um docente da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, indicado pela Coordenação do Curso, o qual deverá levar em consideração o tema proposto para o TCC com a área de atuação do docente. Este docente será responsável pela orientação, acompanhamento e aprovação da agenda da defesa do aluno. |
Público-Alvo
Profissionais graduados na área de Enfermagem que tenham interesse em aprofundar e aprimorar seus conhecimentos referentes aos temas propostos ao longo do curso.
Investimento
PAGANDO O CURSO À VISTA: R$9.500,00
PAGANDO O CURSO PARCELADO:
- 24 x R$428,00
- 18 x R$587,00
- 9x R$1.076,00
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Ivan Paulo | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (31) 9 7575 0134 (WhatsApp)
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