Alunos do curso de Enfermagem da UninCor Betim, do 9º e 10º períodos desenvolveram um trabalho na Vigilância Epidemiológica do Município de Sarzedo, campo de estágio desses alunos. O conhecimento e entendimento do município/território é vital na identificação de doenças e consequentemente diminuição do adoecimento e mortalidade das pessoas.
Com os técnicos da Vigilância em Saúde do município, sob supervisão do responsável pelo setor no município, André Travassos Campos, desenvolveram um croqui do município e nele foram inseridas informações assistenciais, demográficas e sanitárias com o objetivo de identificar particularidades de cada território em se tratamento de adoecimento e mortalidade da COVID-19.
Após análise de dados de cada território sanitário, os alunos identificaram fragilidades e fizeram propostas de intervenção, tanto de sensibilização/educacionais quanto assistenciais. Como projeto de intervenção criaram um boletim epidemiológico que foi distribuído para todos os instrumentos de saúde do município e também para a população em geral.
O coordenador do Curso, Prof. José Rodrigo, salienta a importância da utilização dessa estratégia e que fica mais evidente em tempos de crise na saúde, como a atual situação global da pandemia da COVID-19 que foi considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Vale dizer ainda que nesse cenário, o monitoramento epidemiológico é de extrema importância justamente como uma forma de se elaborar previsões e demonstrar o padrão dessa doença emergente e, assim, transformar os dados em informações relevantes para programar as políticas de saúde e assistência, visando seu efetivo controle, além de produzir conhecimento para a população.
A ação do curso de Enfermagem campus Betim foi Inspirado no médico inglês John Snow, conhecido como pai da epidemiologia moderna.