extensao

pos graduacao

mestrado

vestibular azul

Vestibular

aluno azul

Portal do Aluno

distancia azul

Ensino Digital

professor azul

Portal do Professor

inter azul

Intercâmbio

lab azul

Pesquisa

trabalho azul

Trabalhe Conosco

calendar azul

Calendário Acadêmico

 betim artigo sus

Professores, alunos e egressos da UninCor Betim publicaram no International Journal of Development Research o artigo intitulado de: “O SUS na perspectiva da população de Minas Gerais”, fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem dos ex-alunos Larissa Lopes Batista e Mateus Henrique dos Santos orientados pelo professor José Rodrigo da Silva. 

O trabalho teve como objetivo principal apurar o conhecimento da população a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus serviços. Para isso, desenvolveu-se um questionário por meio do Google Formulários, que foi encaminhado para os participantes entre diversos municípios do estado. O público-alvo foi definido de maneira aleatória com faixa etária, gênero e escolaridade variados. 

Os resultados mostraram que cerca de 48% dos entrevistados não possuem plano de saúde privado, outros 11% da amostra responderam que usam o SUS de maneira integral, e por outro lado, 11% afirmam não fazer uso em momento algum do Sistema Único de Saúde e 35% relataram o uso de maneira rara. Aqueles que reconheceram a importância do SUS em seu dia a dia totalizam 56%. 

Diante dos dados, percebeu-se que uma fatia expressiva dos mineiros desconhecem a dimensão do Sistema Único de Saúde e suas áreas de atuação, identificando uma deficiência no entendimento de que todas as realizações de promoção, prevenção, recuperação e tratamento, de alguma maneira estão associadas ao Sistema Único de Saúde. 

Conclusão

Traçando o perfil da população, observou-se que, apesar da maioria possuir ensino médio ou superior, há uma falta de conhecimento e/ou sobre a dimensão do SUS.  

Um equívoco comum evidenciado entre os entrevistados é acreditar que o SUS está presente somente na assistência médica oferecida pelo governo, através das Unidades de Pronto Atendimento e Estratégias de Saúde da Família, porém, o SUS abrange muito mais, permitindo que a população utilize os serviços sem entender que está utilizando o SUS. 

É válido ressaltar que, mesmo possuindo planos de saúde particulares, a população conta com todos os serviços de forma totalmente gratuita e involuntária. Percebe-se que há uma grande necessidade da busca pelo conhecimento sobre o SUS, pois uma vez que a sociedade estiver mais inteirada sobre a abrangência do Sistema Único de Saúde, suas diretrizes, obrigações e deveres, ela se torna mais preparada para reivindicar seus direitos, atuar de forma participativa, contribuindo para ampliar e melhorar cada vez mais o serviço. 

Com as informações obtidas através da pesquisa, vemos, além das críticas relacionadas a alguns setores, uma carência de informações a respeito dos serviços que têm à disposição, além dos que já usam e não sabem que são oferecidos pelo SUS. 

Assinam o artigo o professor e coordenador do curso de Enfermagem da UninCor campus Betim e Belo Horizonte, José Rodrigo da Silva; o professor do curso Dejanir José Campos Junior; os egressos Larissa Lopes Batista e Mateus Henrique dos Santos e os acadêmicos: Jennifer Lucas Silva, Lucas Pinheiro Silva, Raiane Karolaine da Silva e Viviene Mary Faria de Oliveira e também Pablo Gustavo Oliveira, membro do grupo de pesquisa.

Acesse aqui o artigo completo. 

 tres coracoes

 caxambu

 educacao a distancia


qr code