ptenes

 

O curso de Enfermagem da UninCor Betim tem publicado muitos trabalhos em eventos e revistas, demonstrando que oferece formação acadêmica completa, com foco não apenas no mercado de trabalho, mas também na produção e reflexão.

Alguns trabalhos publicados por professores e alunos

Foram publicados nos Anais da XV Mostra Científica de Enfermagem Online 2021 da Universidade Estadual de Montes Claros os seguintes artigos: “Desafios e medos no enfrentamento da Covid-19: relato de experiência”, com a participação da discente Michele Fabiana da Silva e do coordenador do curso e do grupo de pesquisa José Rodrigo da Silva; “Enfermagem e saúde mental, a vivência de acadêmicos na aplicação da consulta de Enfermagem, um relato de experiência”, com a participação de Viviene Mary Faria de Oliveira, Raiane Karolaine da Silva, Jennifer Lucas e José Rodrigo da Silva; “O desafio da separação dos recém-nascidos das mães contaminadas pela Covid-19: relato de experiência” com Michele Fabiana da Silva e José Rodrigo da Silva e “A inserção do ensino remoto na Graduação em Enfermagem durante a pandemia: relato de experiência”, com a participação dos alunos Jennifer Lucas Silva, Lucas Pinheiro Silva e do coordenador José Rodrigo da Silva. Estes trabalhos podem ser lidos aqui

betim artigo 1

Além destes, também recebeu aceite para publicação na International Journal of Development Research o artigo “O SUS na perspectiva da população de Minas Gerais” assinado pelos acadêmicos Viviene Mary Faria de Oliveira, Raiane Karolaine da Silva, Lucas Pinheiro da Silva, Jennifer Lucas Silva e pelos professores José Rodrigo, Dejanir José Campos Júnior e a professora Simone Catarina Silva Archanjo. Também foram aceitos para a publicação os textos: “Analysis of violence against women in the amazonas in the context of the pandemic”, com a participação da aluna Jennifer Lucas Silva e dos professores José Rodrigo e Dejanir José Campos Júnior e o artigo “Auditoria de Processos e Gestão da Qualidade: uma Revisão Integrativa” com a aluna Jennifer Lucas Silva, os egressos João Victor de Caires Lipovetsky e Jéssica Fonseca Freitas e os professores José Rodrigo da Silva, Dejanir José Campos Júnior e professores de outros cursos da UninCor Alexandre Tourino Mendonça e Simone Catarina Silva Archanjo. 

Sobre a publicação por parte dos alunos, o coordenador José Rodrigo comenta: “A pesquisa na graduação favorece o futuro do enfermeiro, o conhecimento crítico, a capacidade de resolver os problemas da prática profissional através da pesquisa. Na maioria das universidades, normalmente se deparam com o dever de construção do Trabalho de Conclusão de Curso, ou seja, se deparam com um ambiente de pesquisa, no qual nunca tinham experimentado antes. Na UninCor Betim, os alunos possuem a oportunidade de trabalhar de maneira diferente”. 

A UninCor tem grupos de pesquisa, estimulados para os alunos, que já renderam publicações de resumos em eventos nacionais, regionais e até internacionais. Além disso, os discentes colecionam também artigos publicados em revistas de Qualis bastante competitivos, como B2, B1, A2, A1 e até com fator de impacto internacional (fator de impacto 7.012). “Entendemos que o papel dos nossos docentes é de ser incentivadores dessa prática, estimulando que os nossos alunos tenham um perfil arrojado, inovador e que busquem na essência deles a melhor metodologia para o aprendizado dessa prática”, comenta o coordenador. José Rodrigo, que também é coordenador dos grupos de pesquisa, ressalta que a aproximação real do docente e do aluno quando se trata de produção científica, deve estimular o elo entre ensino, pesquisa e extensão para o reconhecimento e valorização da ciência.