extensao

pos graduacao

mestrado

vestibular azul

Vestibular

aluno azul

Portal do Aluno

distancia azul

Ensino Digital

professor azul

Portal do Professor

inter azul

Intercâmbio

lab azul

Pesquisa

trabalho azul

Trabalhe Conosco

calendar azul

Calendário Acadêmico

 

O curso de Enfermagem da UninCor Betim tem publicado muitos trabalhos em eventos e revistas, demonstrando que oferece formação acadêmica completa, com foco não apenas no mercado de trabalho, mas também na produção e reflexão.

Alguns trabalhos publicados por professores e alunos

Foram publicados nos Anais da XV Mostra Científica de Enfermagem Online 2021 da Universidade Estadual de Montes Claros os seguintes artigos: “Desafios e medos no enfrentamento da Covid-19: relato de experiência”, com a participação da discente Michele Fabiana da Silva e do coordenador do curso e do grupo de pesquisa José Rodrigo da Silva; “Enfermagem e saúde mental, a vivência de acadêmicos na aplicação da consulta de Enfermagem, um relato de experiência”, com a participação de Viviene Mary Faria de Oliveira, Raiane Karolaine da Silva, Jennifer Lucas e José Rodrigo da Silva; “O desafio da separação dos recém-nascidos das mães contaminadas pela Covid-19: relato de experiência” com Michele Fabiana da Silva e José Rodrigo da Silva e “A inserção do ensino remoto na Graduação em Enfermagem durante a pandemia: relato de experiência”, com a participação dos alunos Jennifer Lucas Silva, Lucas Pinheiro Silva e do coordenador José Rodrigo da Silva. Estes trabalhos podem ser lidos aqui

betim artigo 1

Além destes, também recebeu aceite para publicação na International Journal of Development Research o artigo “O SUS na perspectiva da população de Minas Gerais” assinado pelos acadêmicos Viviene Mary Faria de Oliveira, Raiane Karolaine da Silva, Lucas Pinheiro da Silva, Jennifer Lucas Silva e pelos professores José Rodrigo, Dejanir José Campos Júnior e a professora Simone Catarina Silva Archanjo. Também foram aceitos para a publicação os textos: “Analysis of violence against women in the amazonas in the context of the pandemic”, com a participação da aluna Jennifer Lucas Silva e dos professores José Rodrigo e Dejanir José Campos Júnior e o artigo “Auditoria de Processos e Gestão da Qualidade: uma Revisão Integrativa” com a aluna Jennifer Lucas Silva, os egressos João Victor de Caires Lipovetsky e Jéssica Fonseca Freitas e os professores José Rodrigo da Silva, Dejanir José Campos Júnior e professores de outros cursos da UninCor Alexandre Tourino Mendonça e Simone Catarina Silva Archanjo. 

Sobre a publicação por parte dos alunos, o coordenador José Rodrigo comenta: “A pesquisa na graduação favorece o futuro do enfermeiro, o conhecimento crítico, a capacidade de resolver os problemas da prática profissional através da pesquisa. Na maioria das universidades, normalmente se deparam com o dever de construção do Trabalho de Conclusão de Curso, ou seja, se deparam com um ambiente de pesquisa, no qual nunca tinham experimentado antes. Na UninCor Betim, os alunos possuem a oportunidade de trabalhar de maneira diferente”. 

A UninCor tem grupos de pesquisa, estimulados para os alunos, que já renderam publicações de resumos em eventos nacionais, regionais e até internacionais. Além disso, os discentes colecionam também artigos publicados em revistas de Qualis bastante competitivos, como B2, B1, A2, A1 e até com fator de impacto internacional (fator de impacto 7.012). “Entendemos que o papel dos nossos docentes é de ser incentivadores dessa prática, estimulando que os nossos alunos tenham um perfil arrojado, inovador e que busquem na essência deles a melhor metodologia para o aprendizado dessa prática”, comenta o coordenador. José Rodrigo, que também é coordenador dos grupos de pesquisa, ressalta que a aproximação real do docente e do aluno quando se trata de produção científica, deve estimular o elo entre ensino, pesquisa e extensão para o reconhecimento e valorização da ciência.

 tres coracoes

 caxambu

 educacao a distancia


qr code