extensao

pos graduacao

mestrado

vestibular azul

Vestibular

aluno azul

Portal do Aluno

distancia azul

Ensino Digital

professor azul

Portal do Professor

inter azul

Intercâmbio

lab azul

Pesquisa

trabalho azul

Trabalhe Conosco

calendar azul

Calendário Acadêmico

 Os alunos dos cursos de Gestão da UninCor Betim têm se destacado no mercado de trabalho, aproveitando as oportunidades que a região oferece. Por ter muitos Centros de Distribuição, Parques Industriais, shoppings e muitos outros meios de entrada no mercado, o egresso tem a sua disposição uma gama de oportunidades. 

 Breve histórico da região  

 A partir do governo Juscelino Kubitschek, Minas Gerais iniciou uma forte industrialização, o que permitiu a expansão de Belo Horizonte e resultou em diversos municípios da região metropolitana, entre eles, Betim.  

 A criação da Cidade Industrial Juventino Dias, em Contagem, em 1940, assim como a abertura da BR-381 ligando Belo Horizonte a São Paulo, anos mais tarde, foram ações importantes que fortaleceram o vetor oeste da hoje estabelecida Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

 Estas duas ações serviram para viabilizar o início do processo de industrialização do Estado e deram impulso à ocupação do território de Betim. A instalação da Refinaria Gabriel Passos - REGAP e da FIAT Automóveis, em território betinense, anos depois, nas décadas de 1960 e 1970, respectivamente, deram início a uma nova lógica de ocupação do território municipal. 

 Situação atual e perspectivas futuras 

 Além da ocupação industrial inicial, Betim tem recebido outros polos de atividades econômicas respeitáveis. Alguns implantados pelo Estado de Minas Gerais, como os Distritos Industriais Paulo Camilo I, II e III; pelo município, como o DI Bandeirinhas e; mais recentemente, pela iniciativa privada, como o Parque Torino, ao lado da REGAP e o Parque Industrial de Betim, às margens da BR-262. Todos estes acabaram por fazer de Betim o principal polo industrial da Região Metropolitana e do próprio Estado de Minas Gerais, ultrapassando, inclusive, o município de Contagem, berço da industrialização mineira. 

 Ao analisar os últimos censos estatísticos do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, percebe-se claramente um crescente aumento populacional, o que demandará investimentos em infraestrutura para o município. Essa evolução populacional demonstra que o município caminha para uma mudança de nível de média para uma grande cidade nos próximos anos. Investimentos como shoppings, parques industriais e alterações no tráfego já são realidade em Betim, sendo que o desvio da Rodovia Fernão Dias, composto pelo projeto da alça viária, afetará diretamente a UninCor, campus Betim, colocando-a em uma localização estratégica entre vários pontos de acesso aos municípios vizinhos, o que alcançará os alunos e oferecerá ainda mais oportunidades a eles. 

 A produção industrial demonstra força, tornando Betim o quinto maior polo do país. Segundo dados do IBGE, a produção industrial em Betim representa 1,45% da indústria nacional. Este desempenho se deve, também, à Refinaria Gabriel Passos e à Fiat Automóveis, e às empresas prestadoras de serviço. 

 Roberto Reis Ferreira formou-se em 2011 no curso de Administração da UninCor Betim e hoje é dono de um centro de treinamentos para gestores e vendedores, chamado “Boa Venda Treinamentos”. Ele diz acreditar que um fator preponderante para o alto índice de empregabilidade é a localização estratégica da cidade, “o que torna tudo mais fácil, a saída e entrada de insumos, e isso tem atraído o olhar de grandes empresas”, comenta. 

 Porém, apenas estar na região não garante uma colocação no mercado. É necessário que esse profissional esteja bem preparado e tenha formação de qualidade, como diz Roberto: “tivemos a entrada de grandes players na cidade de Betim nos últimos anos e com a chegada deles nós vamos precisar de mão de obra qualificada. Daí a importância de termos bons profissionais, preparados e o curso de Administração vem a calhar, as empresas com certeza vão precisar de profissionais preparados, de preferência que residam em Betim”.  

 Para ele, o curso de Administração oferece boas oportunidades na cidade. “Acredito que é uma grande oportunidade para quem está pensando em ingressar num curso de Administração, tem tudo para colher os frutos nos próximos anos”, comenta. 

 Evandro Mendes Silva é supervisor de operações na Sada Igarapé e diz que sua formação na UninCor tem auxiliado bastante sua atuação no mercado de trabalho. 

 “A UninCor está instalada numa área bem localizada, e o ponto forte dessa região é a logística, na qual temos grandes empresas como: Sada , Fiat, Petrobras, entre outras e  grande parte dessas empresas dependem da logística. Esse fator foi o que me fez procurar uma faculdade para aprimorar meus conhecimentos, essa faculdade foi a UninCor”,  conta Evandro. 

 Ele diz também que hoje utiliza muitos ensinamentos que adquiriu na instituição para repassar aos colaboradores que trabalham com ele. Evandro formou-se em Logística em 2018 na UninCor. 

 Os cursos de gestão do campus da UninCor Betim prezam pela qualidade e pela preparação de um profissional completo e em sintonia com o mercado de trabalho. São oferecidos nessa área os cursos de Administração, Logística e Gestão da Produção Industrial. 

 tres coracoes

 caxambu

 educacao a distancia


qr code