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Projetos de extensão

Projetos de extensão

Leitura e Produção de textos

Ementa: O projeto de extensão “Leitura e Produção de textos”, organizado para execução nos anos de 2013 e 2014, tem por objetivo empreender uma série de atividades extensionistas relacionadas à capacitação docente (da Educação básica ao Ensino Superior) e ao ensino da língua materna, organizando-se em três grandes eixos: 1. Capacitação docente: oferta de oficinas e cursos para professores da rede municipal de ensino, considerando o contexto educacional da região sul mineira (2013 e 2014); 2. Capacitação docente da UNINCOR: ofertas de cursos e palestras com o objetivo de refletir sobre os desafios da educação de ensino superior (2013 e 2014); 3. Cursos e oficinas de extensão: oferta de atividades para a comunidade em geral, por meio de uma grade rica e diversificada de cursos e oficinas, centradas nas questões pertinentes ao Programa de Mestrado, linguagem, cultura e discurso (2013 e 2014).

Período de realização: 2013-2014.

Literatura e Cultura

Ementa: O projeto de extensão “Literatura e Cultura”, organizado para execução nos anos de 2013 e 2014, objetiva empreender uma série de atividades extensionistas, ligadas à linha de pesquisa Literatura, História e Cultura, para a capacitação docente (sobretudo dos profissionais da Educação Básica ao Ensino Médio), considerando: 1. Capacitação docente: oferta de oficinas para professores da rede municipal de ensino, a partir do exame da realidade da prática cultural no ambiente escolar, refletindo sobre o ensino da literatura e de outras artes neste ambiente e outras maneiras da relação arte-sala de aula (2013 e 2014); 2. Capacitação docente da UNINCOR: ofertas de cursos e palestras com o objetivo de refletir sobre os desafios da educação como agente de promoção cultural frente às novas mídias e tecnologias (2013 e 2014); 3. Cursos e oficinas de extensão: oferta de atividades para a comunidade em geral, por meio de uma grade rica e diversificada de cursos e oficinas, centradas nas questões pertinentes à linha de pesquisa do Programa de Mestrado, Literatura, História e Cultura (2013 e 2014).

Período de realização: 2013-2014.

Leitura e produção de textos (Nivelamento)

Ementa: Busca-se, por meio de um curso intensivo, ofertado aos alunos de graduação, oferecer ferramentas para a consolidação das práticas de leitura e escrita. De forma específica, visa-se a oferecer as seguintes competências: ler e interpretar adequadamente os textos; reconhecer textos e “não textos” a partir dos conceitos de coerência e coesão textuais; observar a importância do grau de informatividade de um texto; reconhecer procedimentos linguísticos e estratégias argumentativas e pragmáticas da construção do sentido; desenvolver a capacidade de leitura e produção escrita de textos em diversos gêneros textuais; produzir textos relacionados à área profissional – seja acadêmica ou não – com correção, adequação e eficácia.

Período: ofertado desde 2014, com formação de duas turmas por semestre.

Plantão de Língua Portuguesa

Ementa: Oferta de monitoria para alunos da graduação, funcionários e professores com o objetivo de esclarecer dúvidas relativas ao uso da norma padrão da língua portuguesa. 

Período: Semanalmente desde 2014.

Narrativas e Memória

Ementa. O Projeto de extensão “Narrativas e Memória”, atividade do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (NIEL) objetiva, por meio de uma parceria entre os Cursos de Psicologia e Mestrado em Letras, formar um grupo de estudo para discussão e reflexão tendo como ponto de partida o estudo da memória individual e coletiva, adotando práticas de leituras verbos-visuais (textos teóricos e literários, artes plásticas, cinema, fotografia, etc.). O grupo de Estudos, organizado pelas coordenadoras dos cursos envolvidos, tem a função ainda de dar suporte teórico-metodológico ao graduando interessado em desenvolver pesquisa de graduação e de iniciação científica e elaborar pré-projeto de Mestrado, de maneira interdisciplinar, com o foco em memória.

Período de realização: a partir de abril de 2015.

Cinema comentado: Livros na tela

Ementa: O projeto “Cinema Comentado” consiste de uma série de ciclos de cinema, nos quais serão exibidos e comentados filmes de variados gêneros, épocas e origens, conforme recortes temáticos distintos. O projeto será realizado em parceria com o Benedita Cineclube, de Cambuquira, espaço que desenvolve diversas atividades culturais, e que acolherá a exibição dos filmes, já tendo a estrutura para tal. Para esta primeira edição, o ciclo funcionará sob o recorte “Livros na tela”, com a exibição de filmes produzidos a partir de obras literárias, os quais serão apresentados por professores do Mestrado em Letras e outros convidados, e debatidos após sua exibição.

Período de realização: julho a dezembro de 2015.

Intervenções poéticas (I)

Ementa: O Projeto Intervenções poéticas (I) tem por objetivo romper com a sistematização dos murais da instituição, promovendo, por meio da inserção de poemas, trechos de romances, novelas e contos e de imagens, constituídas de poeticidade, o estranhamento do leitor, acostumado (e insensibilizado) por cartazes promocionais e obrigações diárias relativas ao mundo acadêmico.

Período de realização: agosto a dezembro de 2015.

Língua, Ensino e Prática

Ementa: O projeto de extensão “Língua, Ensino e Prática”, organizado para execução nos anos de 2015 e 2016, tem por objetivo empreender uma série de atividades extensionistas relacionadas à capacitação docente (da Educação básica ao Ensino Superior), ao ensino da língua materna e à consultoria educacional e pedagógica. Nesse sentido, ele está organizado em cinco grandes plataformas: 1. Capacitação docente: oferta de oficinas para professores da rede municipal de ensino (Compartilhando saberes), com especial atenção para os anseios e as problematizações que perpassam o cotidiano escolar, considerando os discursos que atravessam o ensino, a linguagem e as práticas discursivas dos docentes (2015 e 2016); 2. Capacitação docente da UNINCOR: ofertas de cursos e palestras com o objetivo de refletir sobre os desafios da educação de ensino superior e do ensino a distância, sobre as novas ferramentas tecnológicas e a diversidade cultural e de identidade (2015 e 2016); 3. Cursos e oficinas de extensão: oferta de atividades para a comunidade em geral, por meio de uma grade rica e diversificada de cursos e oficinas, centradas nas questões pertinentes ao Programa de Mestrado, linguagem, cultura e discurso (2015 e 2016); 4. Consultoria: análise reflexiva e crítica de material didático a ser adotado pelo Colégio de Aplicação da UNINCOR, observando os pilares da educação, segundo a UNESCO; o tratamento dado para o desenvolvimento das competências e habilidades como objetivos de ensino; e, ainda, análise da proposta da obra indicada, verificando a logística da descrição da formação do cidadão, no seu próprio contexto, considerando os anseios didáticos na obra indicada para apreciação (2016); 5. Disciplina optativa no Colégio de Aplicação da UNINCOR: oferta da disciplina “Formação de leitores” com enfoque especial para o aprimoramento das capacidades de leituras reflexivas e críticas, conectadas às diversas áreas do conhecimento (2016).

Período de realização: 2015-2016.

Artes em diálogo: leituras literárias e culturais

Ementa: O projeto de extensão “Artes em diálogo: leituras literárias e culturais”, organizado para execução nos anos de 2015 e 2016, tem por objetivo empreender uma série de atividades extensionistas, ligadas à linha de pesquisa Literatura, História e Cultura, para a capacitação docente (sobretudo dos profissionais da Educação Básica ao Ensino Médio) e para a comunidade externa, a fim de discutir, via educação, o papel da arte na sociedade contemporânea. Nesse sentido, o projeto está organizado em cinco grandes plataformas: 1. Capacitação docente: oferta de oficinas para professores da rede municipal de ensino, a partir do exame da realidade da prática cultural no ambiente escolar, refletindo sobre o ensino da literatura e de outras artes neste ambiente e outras maneiras da relação arte-sala de aula (2015 e 2016); 2. Capacitação docente da UNINCOR: ofertas de cursos e palestras com o objetivo de refletir sobre os desafios da educação como agente de promoção cultural frente às novas mídias e tecnologias (2015 e 2016); 3. Cursos e oficinas de extensão: oferta de atividades para a comunidade em geral, por meio de uma grade rica e diversificada de cursos e oficinas, centradas nas questões pertinentes à linha de pesquisa do Programa de Mestrado, Literatura, História e Cultura (2015 e 2016); 4. Disciplina optativa no Colégio de Aplicação da UNINCOR: oferta da disciplina optativa “Cinema em debate” com o propósito de propor o desenvolvimento reflexivo e humano do aluno do ensino médio, tendo como ponto de partida o entendimento da linguagem cinematográfica e as suas produções, considerando, ainda, temas contemporâneos ligados à diversidade sexual, cultural e social (2016); 5. Promoção de eventos culturais e científicos: a partir dos projetos de pesquisa de discentes de iniciação científica e do Programa de Mestrado em Letras, organizar ciclos de debates sobre os objetos culturais em foco: literatura, cinema, música popular, artes plásticas, etc. (2015 e 2016).

Período de realização: 2015-2016.

Leitura e produção textual em língua portuguesa

Ementa: A comunicação é produto cultural e interacional, constituída nas ações sociais e pode ser realizada nas modalidades oral e escrita; cada uma com exigências próprias. É preciso atentar para as diferenças de uso de cada uma dessas modalidades e entender suas regras de funcionamento, nas  diferentes situações do nosso dia a dia. Nesse viés, esse projeto de extensão abarca reflexões e estudos ligados aos modos de enunciar, e, ainda, às formas de organização dos dizeresimbricados na diversidade sociocultural e regulados pelas práticas discursivas humanas. Considerando isso, o projeto de extensão “Leitura e produção textual em língua portuguesa”, organizado para execução nos anos de 2017 e 2018, objetiva empreender uma série de atividades extensionistas relacionadas à capacitação docente (da Educação básica ao Ensino Superior) e ao ensino da língua materna, em quatro grandes plataformas: 1. Capacitação docente: oferta de oficinas para professores da rede municipal de ensino; 2. Capacitação docente da UNINCOR: ofertas de cursos e palestras; 3. Cursos e oficinas de extensão: oferta de atividades para a comunidade em geral, por meio de uma grade rica e diversificada de cursos e oficinas, centradas nas questões pertinentes ao Programa de Mestrado, linguagem, cultura e discurso; 4. Eventos científicos, com o fim de promover a divulgação científica produzida pela linha de pesquisa Discurso e produção de sentido, do Programa de Mestrado em Letras.

Período de realização: 2017 e 2018.

Leitura e formação de leitor

Ementa: O projeto de extensão “Leitura e formação de leitor” entende a leitura como um processo social de construção de sentido, que se dá na interação entre autor e leitor, mediado pelo texto. Nesse processo, existe um tipo de letramento diferente, que diz respeito às estratégias particulares de construção e de leitura do texto literário, pensando este como algo muito mais amplo, que ultrapassa o contexto escolar, para construção de um cidadão crítico e criativo. Considerando isso, este projeto, organizado para execução nos anos de 2017 e 2018, tem por finalidade empreender uma série de atividades extensionistas relacionadas à capacitação docente (da Educação básica ao Ensino Superior) e ao ensino de literatura, em quatro grandes plataformas: 1. Capacitação docente: oferta de oficinas para professores da rede municipal de ensino; 2. Capacitação docente da UNINCOR: ofertas de cursos e palestras; 3. Cursos e oficinas de extensão: oferta de atividades para a comunidade em geral; 4. Eventos científicos, com o fim de promover a divulgação científica produzida pela linha de pesquisa Literatura, história e cultura de sentido, do Programa de Mestrado em Letras.

Período de realização: 2017 e 2018.

Projeto Escreva+

Ementa: Os documentos oficiais acerca do ensino no país recomendam que se desenvolvam as capacidades de raciocínio dos alunos, mas nada é dito sobre a maneira específica de se contemplar esse objetivo – o mais próximo que se chega é o modelo de redação cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio, que, segundo apontamentos recentes da Linguística Textual, passou a ser considerado um gênero textual específico: "a redação modelo ENEM" . O "Projeto de Extensão Escreva +" propôs, aos alunos do 3.º Ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), um estudo sobre a macro e a microestrutura textual desse gênero específico, bem como a apresentação de estratégias linguístico-discursivas que podem contribuir para o êxito da produção textual dos estudantes.

Período de realização: 21 de maio a 11 de junho de 2019.