A prof. Dra. Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques, docente e coordenadora adjunta do Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor, participou, no dia 17 de maio, da defesa de Fernando Néris Rodrigues, aluno de doutorado do programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas da Universidade Federal de Lavras (Ufla). A banca foi composta por ela, convidada externa, e pelos professores, Ronaldo Fia (orientador), Fátima Rezende Luiz Fia (co-orientadora), Paula Assemany Peixoto e Isael Aparecido Rosa.

banca mestrado recursos

A tese de Fernando “Identificação de desreguladores endócrinos em águas superficiais do município de Lavras - MG e desenvolvimento de adsorvedores a partir de resíduos orgânicos.”, discutiu a identificação e quantificação de cinco diferentes tipos de hormônios presentes ao longo de dois cursos d’água que recebem os efluentes gerados pelo município e como forma de solução para o problema, a fabricação de diferentes tipos carvões ativados confeccionados a partir de resíduos orgânicos como a casca de café, bagaço de cana de açúcar e sabugo de milho (de baixo custo) em comparação com o carvão ativado convencional.