OBRIGATÓRIAS

METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA A SUSTENTABILIDADE EM RECURSOS HIDRICOS: Conhecimento científico e seu método. O trabalho científico e suas partes constituintes. Ética em pesquisa. O processo de pesquisa. Natureza e fontes do conhecimento em gestão. Abordagens qualitativas e quantitativas em pesquisa.

CRÉDITOS: 2
CARGA HORÁRIA: 30 horas/semestre

NOME: METEOROLOGIA NO CONTEXTO DOS RECURSOS HÍDRICOS E DO MEIO AMBIENTE: Tempo e clima. Composição e estrutura da atmosfera. Radiação solar e terrestre. Balanço de energia. Temperatura do ar. Pressão atmosférica. Umidade, condensação e estabilidade atmosférica. Nuvens e precipitação. Vento: Forças fundamentais. Equações. Circulação geral da atmosfera. Principais fenômenos atmosféricos. Relações com o ciclo hidrológico e meio ambiente.

CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45 horas/semestre


SEMINÁRIO DE PESQUISA: A disciplina Seminário de Pesquisa além do caráter de promover a interdisciplinariedade das especialidades dos docentes aos mestrandos também tem por objetivo apresentar as pesquisas desenvolvidas pelos diversos grupos que compõem o mestrado. Ao longo do semestre, diversas apresentações e discussões serão promovidas semanalmente visando conhecer e analisar as experiências dos diversos docentes (orientadores) e respectivos mestrandos sobre o desenvolvimento de suas pesquisas, promovendo o estudo de técnicas adequadas ao desenvolvimento da dissertação do mestrado; a estruturação do protocolo de pesquisa e a apresentação de relatórios.

CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45 horas/semestre


HIDROLOGIA I: Hidrologia; Ciclo hidrológico e Bacia Hidrográfica; Noções de climatologia; Precipitação; Interceptação; Evaporação e Evapotranspiração; Água Subterrânea; Infiltração e escoamento em meio não saturado; Escoamento; Escoamento Superficial; Escoamento em Rios e Canais; Funções hidrológicas.

CRÉDITOS: 4
CARGA HORÁRIA: 60 horas/semestre

LINHA DE PESQUISA – MONITORAMENTO E MANEJO DOS RECURSOS HÍDRICOS – OPTATIVAS

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS: Conceitos e Princípios básicos: histórico e importância, ocorrências das águas subterrâneas, movimento das águas subterrâneas, contaminação das águas subterrâneas; Captação e Gestão das Água Subterrâneas: hidráulica de poços,condições hidrogeológicas do Brasil,modelos numéricos em hidrogeologia, uso e gestão da água subterrânea.

CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45 horas/semestre

GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: Aspectos legais: Código de Águas; Constituição Brasileira; Lei 9.433 da Política Nacional de Recursos Hídricos PNRH; Lei 9.984 da Criação da ANA; Lei 9.438 da Política Nacional de Meio Ambiente; Regulamentação da PNRH; Políticas Estaduais; Outros instrumentos legais de interesse; Aspectos organizacionais: Sistemas de Recursos Hídricos Internacionais, Nacional e Estaduais; Aspectos conceituais da gestão de recursos hídricos: Modelos de gestão: Burocrático; Econômico- Financeiro; Sistêmico de Integração participativa. Processo de Planejamento de Recursos Hídricos; Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos: Enquadramento de corpos de água em classes de usos preponderantes; Outorga dos direitos de uso da água; Cobrança pelo uso da água; Sistema de informação sobre recursos hídricos; Outros instrumentos. Modelos para gerenciamento de recursos hídricos.

CRÉDITOS: 4
CARGA HORÁRIA: 60 horas/ semestre


ECONOMIA DE RECURSOS HÍDRICOS: Bases de análise econômica do ambiente; Água no mundo e no Brasil; O custo e a disposição a pagar pela disponibilização incremental da água; Bases microeconômicas para a economia de recursos hídricos; Visões econômicas do recurso água; Instrumentos econômicos de gestão da água; Cobrança pelo uso da água.

CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45 horas/semestre

ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E INTERFACES: Descrição da estrutura e funcionamento dos principais compartimentos dos ecossistemas aquáticos; Aspectos ecológicos; Fluxos de materiais e energia; A biota aquática e suas interações, bem como o relacionamento com os parâmetros abiótico.

CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45 horas/semestre

ESTATÍSTICA APLICADA: Amostragem, coleta e descrição estatística de dados; Modelos mecanísticos e empíricos; Variáveis aleatórias e distribuição de probabilidade; Inferência estatística e Construção de modelos empíricos.

CRÉDITOS: 4
CARGA HORÁRIA: 60 horas/semestre

FENÔMENOS DO ESCOAMENTO: Energia, quantidade de movimento e massa/definições, conceitos e dimensões; Transporte da quantidade de movimento: Equação de Navier-Stokes, distribuição da velocidade em um escoamento laminar e turbulento; Transporte de energia: distribuição da temperatura em sólidos e em líquidos; Transporte de energia por radiação; Transporte de massa: distribuição da concentração em escoamento laminar e turbulento; Exemplos de Aplicação: Aeração, degaseficação, auto-depuração ; Dispersão de Poluentes e Perda de carga em tubos e perfil log de velocidades.

CRÉDITOS: 4
CARGA HORÁRIA: 60 horas/semestre

GEOPROCESSAMENTO: Uso de sistemas de informações geográficas para análise ambiental e gestão dos recursos hídricos; Revisão dos conceitos: representação gráfica do espaço ao longo da civilização humana; Definição e características dos sistemas de informações; Sistemas de Informações Geográficas: definições, origem, histórico e características; Principais aplicações em recursos hídricos dos SIGs; Efeitos das escalas espaciais e temporais nos fatores estruturais e agentes modificadores dos sistemas; Revisão dos conceitos: mapas, simbologias, escalas e projeções; Estruturas apresentadas no computador: sistemas matricial e vetorial; Dados de sensores remotos: características; Resoluções radiométrica, espacial e temporal; Técnicas de escalonamento; Análise e interpretação dos padrões espaciais dos fatores estruturais e agentes modificadores dos ecossistemas; Introdução à Análise Espacial; Métodos convencionais e computadorizados, vantagens e desvantagens no uso de SIGs; Manejo de Dados Espaciais, Lógica Boleana, Reclassificação e auxílio à tomada de decisões; Operadores de distância e contexto; Análise integrada de Bacias hidrograficas por técnicas de geoprocessamento; Desenho e implementação de bancos de dados georeferenciados para o planejamento ambiental; Exemplos de estudos sobre o uso de SIGs no planejamento dos recursos hídricos.

CRÉDITOS: 4
CARGA HORÁRIA: 60 horas/semestre

HIDROLOGIA II: Hidrologia estatística. Vazão máxima. Hidrograma de projeto. Regularização de vazões. Regionalização hidrológica. Propagação de vazão em rios. Propagação de vazão em reservatórios.

CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45 horas/semestre

MODELAGEM E SIMULAÇÃO HIDROLÓGICA: Conceitos básicos da modelagem, classificação de modelos; Elementos de análise numérica; Otimização de parâmetros; Modelos de escoamento, escoamento unidimensional, escoamento em rios e anais; Modelos chuva-vazão, modelos concentrados, modelos distribuídos; Definição e simulação de cenários; Previsão em tempo real; Aspectos práticos da modelagem; Temas especiais: escoamento não permanente em redes pluviais, rompimento de barragens, escoamento em áreas de inundação.

CRÉDITOS: 4
CARGA HORÁRIA: 60 horas/semestre

TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA: Fundamentos de química; Qualidade das águas; Processos e operações de tratamento; Filtros rápido; Filtração direta ascendente e descendente; Filtração lenta; Oxidação; Adsorção; Desinfecção e Casa de química.

CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45 horas/semestre

TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS: Características das águas residuárias; Impacto do lançamento de efluentes nos corpos receptores processos de tratamento; Noções de cinética de reações e hidrodinâmica dos reatores; Tratamento físico e químico das águas residuárias; Tratamento biológico das águas residuárias; Pós-tratamento de efluente; Reuso de efluentes; Tratamento de gases gerados em ETEs; Tratamento da fase sólida de lodo de ETEs.

CRÉDITOS: 4
CARGA HORÁRIA: 60 horas/semestre

CIÊNCIA DO SOLO APLICADA AOS RECURSOS HÍDRICOS: O solo como um sistema multifase. Fatores e processos de formação do solo. Intemperismo. Noções de mineralogia. Morfologia do solo e sistemas de classificação do solo para o uso e manejo de bacias hidrográficas. Relação solo – paisagem e os fluxos de água. Propriedades físicas do solo. Relação subsolo-solo- água-planta-atmosfera. Infiltração, armazenamento e disponibilidade de água no solo. Dinâmica e movimento de água no solo.

CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45 horas/semestre

HIDRAÚLICA DE SISTEMAS NATURAIS E ARTIFICIAIS: Sistemas de unidades e propriedades dos fluidos. Hidrostática, empuxo sobre superfícies e manometria. Hidrodinâmica, vazão ou descarga, equação de Bernoulli, regimes de escoamento, perda de carga e perda de carga localizada. Condutos equivalentes. Estações de recalque, altura manométrica de elevação, potência do conjunto motobomba, dimensionamento econômico de tubulações, tipos de bombas, curvas características, cavitação. Transientes hidráulicos, golpe de aríete e celeridade. Fundamentos dos escoamentos livres, Energia e Controle Hidráulico, Escoamento Uniforme, Escoamento Gradualmente Variado, Escoamento Bruscamente Variado, Escoamento Variável (não permanente).

CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45 horas/semestre

LINHA DE PESQUISA – CONSERVAÇÃO AMBIENTAL – OPTATIVAS

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL: Conceito de legislação; Hierarquia das leis; Legislação ambiental brasileira; Principais acordos e convenções internacionais; Qualidade ambiental; Normas e certificações ambientais; Implantação de sistemas de gestão ambiental; Gestão ambiental de territórios; Gestão ambiental de unidades de conservação; Gestão ambiental em organizações produtivas.

CRÉDITOS: 4
CARGA HORÁRIA: 60 horas/semestre

ESTRATÉGIAS EM ORGANIZAÇÕES SUSTENTÁVEIS: Introdução à administração. Conceitos gerais: o que, quem, por quê? A questão ambiental e competitividade das empresas: pactos, normas e princípios (AA) Histórico da questão ambiental; Definição de Gestão Ambiental: visões dos setores público e privado. Evolução das posturas empresariais em gestão ambiental; O papel e funções do gestor (FH), as funções do gestor, competências do gestor para a sustentabilidade. Gestão Ambiental e responsabilidade socioambiental (AA) Gestão ambiental e ferramentas; Modelo de Porter e Kramer para a responsabilidade socioambiental na gestão das empresas; O ambiente de negócios e os stakeholders: cadeia socioambiental responsável (FH) A sustentabilidade e os modelos de negócios: impactos e novas estratégias; Gestão Responsável: produção, pessoas, compras e outras áreas-chave (AA) As funções na empresa e seus papéis na gestão ambiental; Sistemas de gestão Ambiental e ferramentas de implantação (AA); Normas voluntárias série ISO 14000; O ambiente de negócios e os stakeholders: cadeia socioambiental responsável (FH) Teoria dos stakeholders; A empresa e a relação com seus atores; Sistemas de gestão Ambiental e ferramentas de implantação (AA) Certificações ambientais; Estrutura da norma ISO 14001; Noções de estrutura organizacional e processos (FH) Estratégia e estrutura; Competências organizacionais; Formas de estrutura; Sistemas de gestão Ambiental e ferramentas de implantação (AA) Interpretação e aspectos práticos da norma ISO 14001; Noções de estrutura organizacional e processos Visão de Processos; Centralização x descentralização; Sistemas de gestão Ambiental e ferramentas de implantação (AA) Avaliação e gerenciamento de riscos; Auditorias ambientais; Informações ambientais (FH) Sistemas de informações na empresa; Indicadores de sustentabilidade; Relatórios de sustentabilidade; Informações ambientais (PLC ou AA) Disponibilidade de informações públicas; Lei de acesso a informações ambientais; Bancos de dados públicos;

CRÉDITOS: 4
CARGA HORÁRIA: 60 horas/semestre

INTERFACES AMBIENTE, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE: A saúde humana incorporada no diálogo entre as dimensões da sustentabilidade: ambiental, econômica e social; A constituição histórica das inter-relações saúde e meio ambiente: da Antiguidade aos dias atuais; O arsenal metodológico da epidemiologia com enfoque nas relações ambiente-saúde; Determinantes sociais, mudanças ambientais e processos saúde-doença; O princípio clássico da prevenção e a ciência “pós-normal” da precaução; Temas emergentes com interface ambiente-saúde, no contexto internacional, nacional e local; Fatores ambientais e socioeconômicos na (re)emergência de patógenos e impactos à saúde humana. As incertezas associadas à detecção e controle de patógenos em amostras ambientais; Prevenção, controle e monitoramento de impactos ambientais e a contextualização com as questões relacionadas à saúde dos expostos; Riscos ambientais e à saúde: gerenciamento e planos de contingências; Organização do trabalho e produção de riscos à saúde dos trabalhadores e suas interfaces com o meio ambiente; Gestão urbana no contexto da sustentabilidade: interdisciplinaridade e intersetorialidade; gestão integrada, gestão compartilhada e gestão estratégica; Demandas emergentes de processos socioambientais não equacionadas pelas políticas públicas ou pelas organizações - capacidade de resposta a essas demandas; Estudos de casos sobre vulnerabilidade e adaptação urbana na perspectiva da integração dos aspectos ambientais, sociais e os efeitos à saúde.

CRÉDITOS: 4
CARGA HORÁRIA: 60 horas/semestre

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL: Sistemas Ambientais: problemas e perspectivas; Cidades Saudáveis e Sustentáveis: prevenção, controle e mitigação de impactos; Implantação de sistemas de ambientais, diversidade de municípios e participação social; Conselhos de Estado nos processos de gestão. Componentes para Estrutura de Gestão: princípios da legislação ambiental; municípios e licenciamento ambiental; Componentes de sistemas de ambiental: comunicação social, estrutura matricial e desenvolvimento institucional; Planejamento; Promoção, proteção, recuperação e controle da qualidade ambiental; Educação ambiental. Conselhos de Meio Ambiente: papel, atribuições, responsabilidades, funcionamento e composição; Construção da Agenda 21: conferências internacionais e nacionais; Agenda 21 Global e Nacional e Local; Gestão para o Desenvolvimento Sustentável: construção, uso e comunicação de indicadores.

CRÉDITOS: 4
CARGA HORÁRIA: 60 horas/semestre

MANEJO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL: O processo erosivo. Práticas de controle da erosão do solo. Manejo conservacionista do solo e da água; indicadores da qualidade do solo e da água. Recuperação de solos degradados. Bacia Hidrográfica como objeto de investigação

CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45 horas/semestre

QUALIDADE DA ÁGUA: A água e o meio ambiente. Reservas hídricas e sua distribuição. O ciclo hidrológico e os caminhos da poluição. Parâmetros físicos de avaliação da qualidade das águas. Parâmetros químicos para avaliação de qualidade de água. Características biológicas da água: os principais ciclos da natureza, estrutura e funções de ecossistemas aquáticos. Amostragens de água: formas e conceitos. Práticas para realização de amostragens e determinações analíticas in situ e em laboratório. Índices de qualidade. Classificação e usos da água: Legislação Brasileira e perspectivas globais. Qualidade de água de reservatórios de acumulação, de rios, canais, estuários e de águas subterrâneas. Relações entre bacia hidrográficas e qualidade hídrica.

CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45 horas/semestre

PRINCÍPIOS DA MODELAGEM E CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA SUPERFICIAL: Introdução à questão ambiental e aspectos de qualidade da água; Introdução aos modelos matemáticos de qualidade da água; Caracterização da qualidade da água (físicos, químicos e biológicos); Análise numérica para sistemas complementares misturados; Indicadores de bactérias; Elementos patogênicos e vírus; Modelagem numérica de oxigênio dissolvido e demanda bioquímica de oxigênio; Qualidade da água em ambientes aquáticos.

CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45 horas/semestre

SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO AO MEIO AMBIENTE: Introdução, conceitos básicos e objetivos do sensoriamento remoto. Princípio físicos. A energia eletromagnética e espectro eletromagnético. Interação entre ondas eletromagnéticas e a atmosfera. Interação entre ondas eletromagnéticas e a superfície da Terra: resposta espectral da água, vegetação e solo. Plataformas de sensoriamento remoto. Sensoriamento remoto ativo: aplicações de radar e SAR. Fundamentos de análise de imagens. Fundamentos de processamento de imagens: manipulação de contraste, registro e classificação. Aplicações de sensoriamento remoto no estudo do meio ambiente. Classificação da cobertura superficial do solo, monitoramento da cobertura vegetal e da umidade do solo. Sensoriamento remoto aplicado ao estudo da disponibilidade hídrica.

CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45 horas/semestre


SANEAMENTO AMBIENTAL EXPERIMENTAL: Introdução a Coleta, Preservação e Analise de Amostras; OD, DBO e DQO; Sólidos; Nitrogênio; Fósforo; Cor, Turbidez; pH e Alcalinidade; Teste de Jarros, Cloração (incluindo ao “break-point”), Coliformes (Totais e Termotolerantes), Monitoramento de reatores biológicos.

CRÉDITOS: 2
CARGA HORÁRIA: 30 horas/semestre

MEIO AMBIENTE E BIODIVERSIDADE: A disciplina aborda diferentes dimensões da temática ambiental contemporânea. Pretende discutir os vários enfoques das questões ambientais por meio do debate de situações concretas e da troca de experiências como alternativa de aproximar as várias áreas de conhecimento, reconhecendo a diversidade do pensamento social. Por fim, realçando a necessidade do diálogo e a interação entre as diversas áreas de formação dos mestrandos, ressaltando as interfaces entre as ciências, dentro de uma perspectiva interdisciplinar. Serão abordadas temáticas como os conflitos do uso e da ocupação do solo, a questão da superpopulação do planeta, o consumo humano, as dinâmicas de transformação da paisagem, a conservação ambiental, os princípios da ecologia e a sustentabilidade do planeta enfatizando-se a questão da biodiversidade dos recursos vivos.

CRÉDITOS: 3
CARGA HORÁRIA: 45 horas/semestre

GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE: Sustentabilidade e Responsabilidade Social: Impacto na Estratégia; Estrutura Organizacional e Recursos Humanos; Finanças e Contabilidade para Sustentabilidade; Liderança e Competências para Sustentabilidade; Gestão por Indicadores de Sustentabilidade; Reporte e Relatórios de Sustentabilidade.

CRÉDITOS: 4
CARGA HORÁRIA: 60 horas/semestre