Programa e Histórico

O Núcleo de Pós-Graduação e Extensão da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão vêm ampliando as experiências da universidade na Pós-Graduação, lato e stricto sensu. Nos últimos anos, a vasta experiência adquirida com cursos lato sensu e a necessidade de qualificação de profissionais na região do Sul de Minas, propiciou a implantação na instituição de um programa de mestrado stricto sensu. Gradativa, e acertadamente, a universidade tem investido na expansão e diversificação das suas linhas de pesquisa e na qualificação profissional e científica.

As temáticas meio ambiente e recursos hídricos fazem parte de uma agenda moderna de empresas e cidades. O desempenho ambiental é uma exigência legal e também de mercado. Dentro desse contexto, a gestão de recursos hídricos em instituições públicas e privadas é um fator de garantia de desenvolvimento e produção. Portanto, profissionais preparados para garantir o desempenho adequado se destacarão. O Estado de Minas Gerais e, especificamente a região do Sul de Minas, na qual inclui-se a cidade de Três Corações, destaca-se pela contribuição de aproximadamente 10% do PIB do Estado (segunda mesorregião em contribuição após a região metropolitana) e altos Índices de Desenvolvimento Humano – IDH. Destaca-se regionalmente o desenvolvimento indústrial e a agroindústria, especialmente com a produção de café. Este cenário favorece a oferta de programas de pós-graduação que visem a qualificação de docentes, pesquisadores e profissionais na área das Ciências Ambientais.

Ao final de 2016 a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou o Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor-Três Corações, ampliando as possibilidades para a qualificação de egressos de diversos cursos de graduação, professores, profissionais liberais, dentre outros.

O Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor visa atender a uma demanda de mercado e social para a formação e qualificação de múltiplos profissionais que atuam, direta ou indiretamente, na área das Ciências Ambientais. Centralmente, visa preparar esses profissionais para atuarem com competência e compromisso nas áreas de meio ambiente e recursos hídricos. Adicionalmente, possibilita a qualificação desses profissionais para atuarem em ensino, pesquisa científica e tecnológica e extensão, bem como na prestação de serviços nas áreas concernentes, tornando-os aptos a planejar, implementar e avaliar programas e ações voltados para a melhoria do desempenho ambiental nas áreas públicas, em processos industriais e agroindustriais, garantindo assim a qualidade ambiental e de vida humana.

No âmbito da pesquisa e consequentes publicações científicas, o Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor inaugurou em abril de 2017, o Periódico SUSTENTARE , o qual publica artigos científicos voltados à área das Ciências Ambientais com ênfase em recursos hídricos e sustentabilidade. O objetivo é divulgar resultados de pesquisas que contribuam para geração de conhecimento, técnicas e tecnologias que forneçam respostas às demandas de mercado e da sociedade.