Estudantes do Curso de Enfermagem e da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LUE) da UninCor realizaram, no dia 30 de outubro, uma visita técnica no Serviço Aeromédico Avançado de Vida do Sul de Minas, em Varginha.

O serviço funciona através de uma parceria entre o Cissul SAMU (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas) e a 2ª Companhia de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar, e conta com o helicóptero Arcanjo 03, que possui Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) com equipamentos portáteis de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Na oportunidade, os estudantes conheceram a aeronave e a estrutura da Central de Regulamentação do SAMU, e puderam saber, através das explicações do Enfermeiro do Resgate Aéreo, Flávio Mendonça, e dos profissionais do NEP (Núcleo de Educação Permanente do SAMU), como são realizados os atendimentos de salvamento, busca e resgate em locais de difícil acesso, salvamento aquático, entre outros procedimentos realizados pelo Serviço Aeromédico Avançado de Vida.

Segundo o professor João Paulo Soares Fonseca, que supervisionou a visita, os acadêmicos puderam vivenciar na prática a teoria que aprenderam em sala se aula. "Os alunos puderam ver, exatamente, qual a função do enfermeiro dentro do suporte avançado de saúde, que presta atendimento a casos mais graves como a parte clínica, obstétrica, pediátrica, traumas e violência".