outrubro rosa01O mês de conscientização e prevenção do Câncer de Mama movimenta toda comunidade acadêmica da UninCor e serve de alerta para a doença que corresponde a 25% dos casos novos de câncer a cada ano e é um dos tipos mais comuns entre as mulheres.

No Outubro Rosa, professores e alunos têm realizado ações junto à comunidade orientando sobre a importância do autoexame e da visita periódica ao especialista pois, com o diagnóstico precoce, as chances de cura após o tratamento aumentam substancialmente.

De acordo com o INCA - Instituto Nacional de Câncer, a estimativa é de que, só em 2017, sejam registrados 58mil novos casos de Câncer de Mama no Brasil. Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Elaine Aparecida Rocha Domingues a necessidade de um atendimento cada vez mais humanizado e este contado direto com a comunidade faz a diferença nos profissionais de saúde. "Nós, da área da saúde, temos o objetivo e a responsabilidade de formar profissionais aptos a identificar sinais precoces em relação ao Câncer de Mama, bem como atuar no tratamento da doença, atentando-se para os procedimentos técnicos e no cuidado humanizado, uma vez que os pacientes se encontram fragilizados pelo diagnóstico e efeitos colaterais", analisou.

Por recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia, a mamografia é necessária para mulheres a partir dos 40 anos, além dos exames periódicos que devem ser realizados ainda antes desta idade, principalmente se houver algum histórico na família.

Saúde em debate

Na última quinta-feira, 19, o Curso de Enfermagem promoveu uma mesa redonda multidisciplinar envolvendo diversas áreas. Participaram do encontro os professores Helder Francis Lima Araújo, do Curso de Educação Física; Mariane Roberta Pena D'Moraes do Curso de Nutrição; Andressa Gonçalves e Evanice Costa do Curso de Estética e Cosmética; Namar Oliveira, do Curso de Serviço Social; Mariane Silva Bueno do Curso de Psicologia; além da enfermeira da Clínica da Mulher, Luana Muquém e do ginecologista, Dr. Celso Dias Rivello.

O evento teve por objetivo alertar estudantes, professores e profissionais da saúde quanto à importância da orientação sobre práticas e hábitos saudáveis, métodos preventivos do Câncer e cuidados pós-cirúrgicos, durante e após o tratamento do paciente.