simposio enfermagem03O Curso de Enfermagem da UninCor promoveu na última segunda-feira, 02, o I Simpósio Multidisciplinar em Cardiologia envolvendo estudantes, professores e especialistas para tratar de assuntos relacionados a hábitos saudáveis e fatores de risco de Doenças Cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo, segundo a Organização Panamericana da Saúde - OPAS.

Na oportunidade, foi realizado um ciclo de palestras com os temas "Emergências Cardiológicas", realizada pela enfermeira Grasielli Trolez Naves, responsável técnica do Hospital São Sebastião em Três Corações; "O impacto do exercício físico na prevenção das doenças cardiovasculares", com o professor Anderson Massahud do Curso de Educação Física e mestrando em Ciências da Reabilitação; e "Alimentação na prevenção das doenças cardiovasculares", tratada pela professora Mariane Roberta Pena D'Moraes Coordenadora do Curso de Nutrição e especialista em Nutrição Clínica.

Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Elaine Rocha, a conscientização é importante não só da população mas, também, dos profissionais da área, que tem um papel fundamental na orientação e nos cuidados relacionados a doenças do coração. "O Setembro Vermelho é quando se comemora o Dia Mundial do Coração. Assim, promover encontros que mobilizem a todos sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte do mundo, é fundamental da formação de profissionais da área da saúde", comentou.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, no Brasil, 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos e, em 30% dos casos, o ataque cardíaco é fatal. Além disso, levantamento da OPAS aponta ainda que, no ano passado, 17 milhões de pessoas foram vítimas de problemas coronarianos, como ataques cardíacos e derrames. O índice preocupa a Organização Mundial de Saúde - OMS que instituiu o dia 29 de setembro como Dia Mundial do Coração principalmente porque 80% dos casos poderiam ser evitados com hábitos saudáveis, prática de atividades físicas e uma dieta balanceada evitando sódio e açúcares.