Após várias aulas teóricas sobre os temidos répteis os alunos puderam ter contato com os animais conservados em formol no laboratório de biologia.
Os alunos aprenderam que os répteis tiveram origem a partir dos anfíbios e deram origem às aves e aos mamíferos. São animais de grande importância na manutenção do equilíbrio ecológico. Muitas pessoas têm medo dos répteis, a grande maioria é inofensiva ao ser humano. Alguns como certos lagartos e lagartixas, são tão pequenos que cabem na palma da mão. Outros, como os jacarés, passam de 2 metros quando adultos.
Os répteis se alimentam de insetos, frutos, ovos e pequenos vertebrados. Eles são na maioria predadores e seus sistemas digestivos são simples na boca, têm pequenos dentes, a língua é desenvolvida e pode ter a ponta partida em duas; nas cobras venenosas há dentes especiais para injetar veneno. Eles são ovíparos, enterram seus ovos em ninhos, em buracos no solo e depois de algum tempo de incubação nascem os filhotes que são independentes.