A UninCor passa a integrar mais uma iniciativa de responsabilidade social com a implantação do NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, em parceria com a Receita Federal. O lançamento do projeto ocorreu nesta terça-feira, 13, no Salão Nobre da universidade, com participação de autoridades, estudantes, professores e representantes da comunidade.

naf unincor01O Núcleo visa oferecer assistência tributária e fiscal à população de baixa renda e micro e pequenas empresas com serviços como atendimentos para regularização de CPF, orientações sobre MEIs, Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e DISO - Declaração e Informação Sobre Obras (documentação referente à Construção Civil).

Na cerimônia de implementação do NAF, o Presidente da Fundação Comunitária Tricordiana de Educação e Vice-Reitor da UninCor, professor Marcelo Junqueira Pereira, saudou as autoridades e os estudantes e comentou que "a UninCor se sente muito honrada em poder celebrar mais essa parceria em benefício da população tricordiana e dos futuros profissionais do curso de Ciências Contábeis".

Os trabalhos serão realizados através de grupos de estudos formados por estudantes e professores do Curso de Ciências Contábeis. Atualmente, para muitos desses serviços, é preciso se deslocar para a sede da RF, em Varginha, para resolver pendências que agora poderão ser solucionadas ou antecipadas pelo próprio NAF. Para o Delegado da Receita Federal de Varginha, Auditor Fiscal Alessandro Martins dos Santos Rocha, a iniciativa otimiza o trabalho da RF e agiliza o atendimento à comunidade, que pode ser feito na própria universidade. "Aqui os estudantes começam a ter contato com os contribuintes e maior acesso às informações da Receita Federal, declarações de Imposto de Renda, abertura de empresa de MEI, por exemplo. Pela experiência que temos nos mais de 270 NAFs pelo Brasil, estamos uma expectativa muito positiva", comentou.

Para a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, professora Kênia Mendes, esta "será a oportunidade em que os alunos colocarão seu conhecimento acadêmico a serviço da comunidade, com situações reais de aprendizado".

Agora, os estudantes selecionados para integrarem o NAF vão passar por treinamento antes de iniciarem os atendimentos. O núcleo vai funcionar a partir de maio em escritório anexo à UninCor, com entrada pela Av. Deputado Carlos Luz, ao lado da Clínica Odontológica.