Informações Gerais
Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Integralização Curricular
Modalidade: Tecnólogo – Presencial
Tempo previsto: Tempo mínimo de 06 (seis) semestres, tempo máximo: 12 (doze) semestres
Carga horária total: 2766 horas
Perfil do Egresso
O perfil do egresso do Curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da UninCor é coerente com os objetivos do curso, no atendimento aos critérios de clareza e coerência em relação às necessidades profissionais e sociais, sendo compatível com o perfil estabelecido pelas Diretrizes Curriculares do Curso e de acordo com o Catálogo Nacional de Orientações para os cursos de Tecnologia- MEC.
O Tecnólogo em Gestão da produção Industrial poderá para atuar nas organizações industriais, buscando a melhoria da qualidade e produtividade industrial.
O Curso de graduação em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial habilita o profissional para identificar e realizar estudos de oportunidade de negócios na área industrial para um planejamento estratégico, planejar a gestão da produção introduzindo tecnologias produtivas inovadoras, realizar a gestão e manutenção industrial, coordenar equipes de produção, planejar e otimizar os fluxos operacionais e de materiais atendendo as prerrogativas do desenvolvimento sustentável, do sistema de gestão ambiental e das normas de segurança do trabalho.
Objetivos
O curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial deve ensejar condições para que o tecnólogo: Gestor da Produção Industrial esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento no seu conjunto.
Objetivo Geral
Pensando em desenvolvimento com sustentabilidade, o Curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial tem como objetivo principal formar profissionais que possam atuar na indústria, produção de bens e na contribuição para o progresso sustentável do município e da regionalidade.
Objetivos Específicos
Para que esse profissional obtenha o titulo de tecnólogo em Gestão da Produção Industrial o mesmo deverá ser capaz de:
- Conhecer práticas administrativas aplicadas à gestão das organizações.
- Levantar, apurar e analisar dados estatísticos.
- Aplicar conceitos básicos de economia de mercado.
- Compreender o comportamento humano e suas limitações nas organizações.
- Construir uma gestão dinâmica das relações interpessoais.
- Operacionalizar processos químicos e operações unitárias com vistas da sustentabilidade dos recursos.
- Planejar o sistema de gestão para segurança e saúde do trabalhador.
- Analisar criticamente as condições de perda.
- Controlar custos operacionais e industriais.
- Desenvolver projetos para instalações industriais.
- Aplicar conceitos de mecânica técnica.
- Realizar leitura e interpretação de desenhos técnicos.
- Otimizar processos produtivos de fabricação de produtos.
- Projetar processos de manufatura, utilizando-se de recursos computacionais de apoio.
- Operacionalizar a logística industrial.
- Analisar e controlar os processos de fabricação de produtos.
- Acompanhar e controlar a produção na indústria.
- Planejar estrategicamente o sistema de compras e controle dos estoques.
- Desenvolver sistema gerencial –SIG.
- Aplicar o sistema de Gerenciamento Ambiental –SGA e Normas da ISSO 14000.
- Aplicar os conceitos de Mecânica industrial nos processos operacionais.
- Desenvolver e implementar sistemas de informações no apoio à tomada de decisão.
- Aplicar métodos de execução de trabalho e produtividade.
- Identificar a estrutura química dos principais materiais produtivos.
- Garantir a Qualidade e produtividade dos processos industriais.
Habilidades e Competências
Viabilizar execução de metas operacionais. Organizar operações de serviços. Controlar execução de produção e serviços. Executar programas e normas de qualidade. Projetar a organização da produção (layout). Coordenar atividades gerenciais. Dirigir atividades de produção. Definir politicas de logística de suprimentos. Pesquisar e viabilizar novos mercados. Participar das definições estratégicas para investimentos e venda de ativo imobilizado. Administrar recursos humanos. Conhecer novas tecnologias de produção.
Competências específicas do tecnólogo em gestão da produção industrial
- Desenvolver visão sistêmica da gestão das empresas, em todas as funções: marketing, custos, sistemas de informação, estatística, etc.
- Compreender a produção como parte da estratégia corporativa;
- Estudar e viabilizar novas formas de produção
- Atuar na melhoria e racionalização dos processos produtivos, com o uso da tecnologia da informação para aumento da produtividade;
- Utilizar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os procedimentos dos ciclos de pessoal e de recursos materiais, dos sistemas de armazenamento, transporte e distribuição;
- Analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas à área de produção, vendas e custos;
- Lidar com pessoas, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipes, de comunicação e de negociação visando à autonomia para tomada de decisão;
- Diagnosticar cenários visando o estabelecimento de um empreendimento;
- Analisar a viabilidade econômico-financeira da implantação de empreendimentos;
- Articular os conhecimentos, alinhando a teoria com a prática vivenciada, para a tomada da melhor decisão ou fazer o encaminhamento mais adequado;
- Avaliar os impactos ambientais do empreendimento.
Grade Curricular
Grade Curricular
1º Período
Disciplinas |
Carga horária |
Matemática |
80 |
Teoria Geral da Administração |
80 |
Sistemas de Informações |
80 |
Comunicação e Processo Cientifico |
80 |
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação) |
160 |
2º Período
Disciplinas |
Carga horária |
Métodos Quantitativos |
80 |
Gestão Empresarial |
80 |
Economia e Finanças Empresariais |
80 |
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico |
80 |
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial) |
160 |
3º Período
Disciplinas |
Carga horária |
Gestão de Recursos Humanos |
80 |
Contabilidade e Custos Aplicados |
80 |
Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional |
80 |
Logística I |
80 |
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade) |
160 |
4º Período
Disciplinas |
Carga horária |
Gestão do Meio Ambiente Industrial |
80 |
Logística II |
80 |
Química Industrial |
80 |
Projeto Integrador IV |
160 |
Ciência e Tecnologia dos Materiais Produtivos |
80 |
5° Período
Disciplinas |
Carga horária |
Administração de Produção I |
80 |
Instrumento e Inspeção Industrial |
80 |
Processos de Fabricação |
80 |
Projeto Integrador V |
180 |
Softwares de Simulação I |
80 |
Trabalho de Conclusão de Curso I |
40 |
6° Período
Disciplinas |
Carga horária |
Administração de Produção II |
80 |
Estrutura e Fluxo de Produção |
80 |
Projeto Aplicado a Sistemas de Produção |
180 |
Softwares de Simulação II |
80 |
Optativa |
40 |
Trabalho de Conclusão de Curso II |
40 |
Atividades Complementares |
100 |
Optativas |
|
Disciplinas |
Carga horária |
Metrologia |
40 |
Jogos e Simulação de Empresas |
40 |
Inspeção / Vistoria no Processo Produtivo |
40 |
Desenho Técnico |
40 |
Libras |
40 |
Formas de Avaliação
A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.
Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.
Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:
VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.
OAt - Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.
VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.
VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.
Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar
As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:
- VA 1 = 15 pontos
- VA 2 = 25 pontos
- VA 3 = 35 pontos
As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.
A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:
- NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
- RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em
- cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.
As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.
Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem
A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento .
Autoavaliação
A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.
A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.
Serão etapas da auto avaliação do curso:
- Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
- Definição dos instrumentos a serem utilizados.
- Desenvolvimento da auto avaliação.
- Identificação de problemas e conquistas.
- Identificação de soluções.
- Divulgação e discussão dos resultados.
- Elaboração de Plano de Ação.
- Acompanhamento / Controle.
Formas de Acesso
Enem
A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 3 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.
Provas On-line
A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.
Provas Agendadas
A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.
Vestibular Tradicional
A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório