oba2015

Prova da XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia reuniu alunos do ensino fundamental e médio, em competição de nível nacional, entre as escolas públicas e particulares.

Foi aplicada, na última sexta-feira (15), a prova da XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e a Mostra Brasileira de Foguetes para os alunos do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do médio. As inscrições, que foram voluntárias, reuniram cerca de 100 alunos participantes.

A olímpiada é organizada todos os anos pela SAB – Sociedade Astronômica Brasileira e pela AEB – Agência Espacial Brasileira e envolve o ensino público e privado. A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados.

No ano de 2014, o Colégio de Aplicação ficou entre as únicas escolas do Sul de Minas na fase nacional, representado pelos alunos Vinicius Catapreta Elias e Fernando Carulla Baganha chegaram à fase nacional.