O professor do Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino da UninCor, Francisco de Assis Carvalho, que tem doutorado nas questões de morte e luto, concedeu entrevista, no dia 21 de setembro, à EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo, com sede em Varginha, sobre o luto, tema abordado no projeto de extensão universitária Grupo Psicoterapêutico de Apoio aos Enlutados (Grupo Âncora).

prof francisco eptv

De acordo com o professor Francisco, o Âncora é um projeto em que os participantes se ajudam mutuamente, partilhando situações já vividas e acolhendo uns aos outros pela dinâmica do diálogo e da escuta. “A dissimulação e o recalcamento aos quais são obrigadas as pessoas em luto são fatores muito importantes de estresse e, até mesmo, de doenças, sendo muito importante buscar ajuda para passar pelo momento de dor. Por isso, o nome Âncora foi escolhido, pois é algo a que nos agarremos para sobreviver, enquanto caminhamos sem destino procurando quem nos ajude a aceitar a morte e voltar a abraçar a vida”, afirma.

Os encontros, que contam com o apoio de dois psicólogos e de estudantes do curso de Psicologia, são quinzenais, sempre às quintas-feiras, das 14h30 às 17h, e ocorrem na sala 215 da universidade e como o grupo segue uma dinâmica de fluxo contínuo, as pessoas interessadas podem participar gratuitamente. As inscrições são feitas pelo telefone (35) 3239-1250 ou pelo whatsapp (35) 99146-4617. A entrevista pode ser visualizada no link.