artigo revista mineira educacao fisica01O professor do curso de Educação Física da UninCor, Wagner Vinhas, e o aluno, Gracio Aparecido Ribeiro, publicaram, na Revista Mineira de Educação Física, da Universidade Federal de Viçosa, classificada pela CAPES com Qualis B5, o artigo científico “Capoeira na escola: análise de uma proposta de ensino”. O texto foi o primeiro artigo do estudante publicado em uma revista, enquanto que é quinto artigo do professor a ir para uma publicação acadêmica.

A pesquisa analisou a aplicabilidade do ensino da capoeira nas escolas e foi desenvolvida nas instituições de ensino da cidade de São Bento Abade. O artigo concluiu que a proposta é viável e também fácil de ser aplicada, pois atende às necessidades dos professores de Educação Física, mesmo que não sejam especialistas em capoeira.

“A pesquisa se torna importante, no sentido de se aplicar às novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, que inclui as lutas como um conteúdo importante e necessário no ensino fundamental I, II e médio, além de atender as perspectivas de se trabalhar com a cultura corporal de movimento”, conclui o professor Wagner.