Em parceria com o Sebrae Minas, a UninCor promoveu, na última semana, para alunos e professores, a 2ª turma do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), metodologia que usa a experiência para trazer resultados diretos para a vida pessoal e profissional. O curso faz parte do projeto da universidade de disseminar o empreendedorismo e a inovação no universo acadêmico.

O CAV é um modelo de condução e desenvolvimento que prioriza a experiência, utilizando a vivência para consolidar as novas informações. Desta forma, a aprendizagem vivencial acontece quando uma pessoa se envolve numa atividade, consegue analisar criticamente, extrair algum “insight” útil dessa análise e aplicar seus resultados.

2 cav

Nessa metodologia, os elementos de uma competência são as atitudes, conhecimentos e habilidades necessários para a realização de uma atividade desenvolvendo, assim, o comportamento empreendedor das pessoas. Para isso, o curso é dividido em cinco momentos: fazer (realizar a atividade), descrever (relatar a experiência), refletir (considerar os comportamentos experimentados pelos participantes), decidir (relação da experiência com os comportamentos do cotidiano) e mudar (definir comportamentos eficazes a serem implantados).

“O resultado da proposta foi o envolvimento dos estudantes e professores em uma atividade aplicada em cada uma das cinco fases do ciclo, analisando a capacidade de planejamento, desenvolvimento de estratégia, liderança, negociação, cooperação e competição dos participantes”, afirma o professor Samuel Carvalho dos Santos, responsável pelo projeto de inovação da UninCor.