aldeia kamaha 11Estudantes do curso de Enfermagem dos campi Belo Horizonte e Betim da UninCor  realizaram, na última semana, uma visita à Tribo Kamakã Grayra, que está reassentada no município de Esmeraldas, na zona metropolitana da capital mineira. A atividade faz parte do projeto de extensão da Liga Acadêmica de Enfermagem que tem o objetivo de levar informação e atendimentos de saúde à população de baixa renda.

Na ocasião, aproximadamente 65 pessoas participaram da iniciativa que, neste primeiro momento, consistiu na realização de um diagnóstico situacional para construção de um posto contínuo de atendimento na aldeia. De acordo com o coordenador do curso de Enfermagem, professor Daniel Fernandes, a atividade teve o intuito de promover a saúde e refletir sobre a cultura do povo indígena.

“A visita é importante porque os alunos têm a oportunidade de contribuir com a comunidade indígena, por meio de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, buscando, inclusive, fomentar a reflexão sobre a cultura de povos tradicionais indígenas”, afirma.