O Programa de Mestrado em Letras participou do "VI Colóquio Transdisciplinar de pesquisa em Literatura" e "I Sepralic - Seminário de práticas em literatura e cultura", realizado no dia 04 de julho, no CES-JF, em Juiz de Fora. A professora doutora Cilene Pereira, coordenadora do Programa e líder do Grupo de Pesquisa Minas Gerais - Diálogos, proferiu palestra sobre a obra de Wander Piroli na abertura dos eventos.

A palestra intitulada "Por uma poética da violência: considerações sobre a narrativa de Wander Piroli" resulta de seus estudos relacionados ao Grupo de Pesquisa Minas Gerais - Diálogos, que tem, entre seus objetivos, descortinar a obra de autores não canônicos ou negligenciados pela crítica literária brasileira.

mestrado ces

A professora aponta que "é possível falar de uma poética da violência na obra de Piroli, considerando três perspectivas: em primeiro lugar, e de maneira mais óbvia, ela perpassa o uso de práticas específicas que dizem respeito ao que podemos chamar de uma violência física, que está inscrita no corpo do sujeito, a partir de descrições de atos de violência, como mortes e torturas, etc. Esta violência emerge, de maneira não tão óbvia (pelo menos para muitos), de outra, associada à exclusão social, permeada pelas condições de uma dada realidade histórico-social excludente promoveriam uma violência maior, menos visível, porque institucionalizada, inscrita no nosso modelo econômico capitalista. Há, ainda, uma terceira via de problematização da violência, visto que em muitos momentos, dada a construção ideológica dominante, alicerçada pelos mecanismos e aparelhos ideológicos do Estado, da Família, da Igreja e da Mídia (este quarto poder), a violência assume sua forma simbólica, quase invisível".

mestrado ces 1