O Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos realizou várias atividades na Semana do Meio Ambiente realizada, de 04 a 08 de junho, em Nepomuceno. O evento teve como objetivo promover a conscientização ambiental e mobilizar estudantes da cidade na tentativa de gerar menos resíduos sólidos em função da melhor conservação dos recursos hídricos.

As atividades foram realizadas pela acadêmica Daiane Fernandes com orientação das professoras Rosângela Marques, Letícia Rodrigues e Marília Melo e envolveram toda a comunidade. No coreto e na praça central do município foi realizada uma exposição de desenhos do concurso realizado no Núcleo Educacional Curumim com crianças de 06 a 10 anos. O tema proposto foi água na minha cidade e os alunos vencedores foram Natan Gabriel da Silva Lima e Kamila de Souza Batista.

mestrado hidrico nepomuceno10

Durante a semana, foi realizado plantio de várias mudas de Ipê Roxo e Amarelo com a participação dos alunos da Escola Prefeito Ribeiro Neto e do Colégio Losango. Na Escola Antônia Garcia foram realizadas palestras sobre alimentos orgânicos, com parceria de estudantes do Núcleo de Estudos da UFLA, e ainda foram doadas sementes de hortaliças para a horta escolar.

A programação contou ainda com teatro de fantoches e exposição de animais empalhados, cedidos pela Polícia Militar do Meio Ambiente, para crianças da Escola Municipal Prefeito Ribeiro Neto. As apresentações falaram de forma lúdica sobre a importância da preservação do meio ambiente, da fauna, e da proibição de maus tratos de animais e da caça predatória. A mestranda Daiane Fernandes participou também, na Escola Coronel Joaquim Ribeiro e no Colégio Losango, de palestra sobre “A importância da conservação dos recursos hídricos: Águas de Nepomuceno”.

Fechando a semana, os catadores da Reciclanep – Cooperativa de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Nepomuceno realizaram um teatro interativo sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem para o meio ambiente com os alunos do Núcleo Curumim.