'Você tem sede de quê?' A temática abordada no I Encontro Regional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos, realizado nos dias 08 e 09 de junho, suscita uma reflexão sobre o uso consciente da água e uma gestão dos recursos hídricos voltada para a preservação e a responsabilidade ambiental.

gestao preservacao mestrado hidrico01Na programação, a palestra de abertura foi ministrada pelo ex-Ministro do Meio Ambiente, engenheiro florestal José Carlos Carvalho. O convidado, que também já foi Secretário de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais e Diretor-Geral do Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG, falou sobre "Sustentabilidade Hídrica: Desafios Atuais e Futuros". O convidado abordou sobre a relação da sociedade com os recursos naturais que sempre se baseou em uma visão da inesgotabilidade, gerando assim uma exploração equivocada. Reforçou que de fato o homem deveria entender-se como parte do ambiente e, portanto, dependente da sustentabilidade dos recursos naturais para sua própria sobrevivência. Reforçou ainda o papel da academia do desenvolvimento de conhecimento, pesquisa e tecnologia que propicie o aprimoramento do aproveitamento do recurso natural em bases sustentáveis. Destacou ainda a necessidade de abordagem multidisciplinares e interdisciplinares para lidar com a questão ambiental. Em destaque à abordagem de recursos hídricos, mencionou que “água não nasce no reservatório” e, portanto, as soluções devem ser integradas em uma visão desde a bacia hidrográfica até o uso sustentável desses recursos com incentivo ao uso eficiente, reuso e aproveitamento de águas de chuvas. Para a Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos, professora Marília Mello, “José Carlos propiciou aos nossos alunos e comunidade envolvida no evento uma visão sistêmica e abrangente da questão ambiental que deve ser o Norte para atuação de profissionais do futuro”.

O evento seguiu no sábado com os minicursos sobre "Outorga de Direito e Uso de Recursos Hídricos", realizado em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM; e "Monitoramento Hidrometeorológico", promovido pelo Serviço Geológico do Brasil - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM. Os seminários seguiram com as temáticas "Uso sustentável dos Recursos Hídricos - urbano e rural", organizado em parceria com pesquisadores da UFV e UFMG; e "Relação das Mudanças Climáticas com os Recursos Hídricos", feito em parceria com a Agência Nacional de Águas - ANA e Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM.

O evento surgiu como proposta de avaliação da disciplina Meio Ambiente e Biodiversidade do Programa de Mestrado Profissional. Para a professora Maria Alice Mendonça, uma das organizadoras do encontro, o evento proporcionou um grande incremento para a formação dos mestrandos. “Não há mais espaço no mercado de trabalho para estudantes e profissionais que não buscam formações múltiplas e atualizadas, para além da sala de aula e das metas mínimas de tarefas. Ainda, espaços que contemplam tanta diversidade de participantes, graduandos e mestrandos, profissionais da região e pesquisadores de instituições importantes, são oportunidades raras de aprendizagem, e devem ser cada vez mais uma prática comum de instituições de excelência”, comentou.

Inscrições Abertas

O Programa de Mestrado Profissional - Sustentabilidade em Recursos Hídricos está com processo seletivo aberto. A proposta do programa é qualificar profissionais para o desenvolvimento de pesquisa e tecnologias seguindo as linhas de pesquisa sobre 'Monitoramento e Manejo dos Recursos Hídricos' e 'Conservação Ambiental'.

As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de julho na própria Secretaria de Pós-Graduação da UninCor, em Três Corações. Para mais informações, basta acessar o edital no site mestrados.unincor.br ou entrar em contato através do telefone (35) 3239 1276.