O Curso de Serviço Social realizou, nos dias 15 e 16 de maio, mais uma Jornada Acadêmica do curso envolvendo acadêmicos e professores com palestras e mesa redonda abordando a temática “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora!”.
Na terça-feira, 15, a programação abordou temas como a atuação da Defensoria Pública na garantia dos Direitos Constitucionais e, sobre a intervenção do Assistente Social na garantia de acesso da população aos direitos, frente à atual conjuntura política, social e econômica do país.
No dia 16 de maio, os professores prepararam uma homenagem às alunas que se formaram em Serviço Social pela UninCor e que, em 2016, passaram pela prova do ENADE. Em seguida, foi feita uma mesa redonda com profissionais do Serviço Social, egressos do curso, para falarem sobre sua atuação no mercado e promoverem uma discussão sobre as possibilidades de trabalho na área.
Durante todo o evento, ficaram expostas no hall de entrada do Anfiteatro I fotografias feitas pelos alunos do 5° e 7° período que buscaram retratar várias realidades relacionadas ao trabalhador e, também, ao trabalho no contexto rural. "Foram momentos muito proveitosos, onde professores, alunos e demais profissionais puderam refletir sobre a atual conjuntura brasileira e os entraves que perpassam a atuação daqueles que atuam na lógica da garantia dos direitos. Já, no segundo dia da jornada, fomos abrilhantados com a presença dos nossos ex-alunos que apresentaram seus campos sócio-ocupacionais”, comentou a Coordenadora do Curso de Serviço Social, professora Viviane Capitani Ferreira.
O Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio, é uma referência à data do Decreto 994/62 que regulamenta os instrumentos normativos e de fiscalização da profissão do Assistente Social e cria os Conselhos Regionais (CRESS) e Federal (CFESS).