Na Semana da Enfermagem, que homenageia os profissionais da área, a UninCor promoveu uma programação completa para evidenciar o trabalho e a dedicação dos alunos, professores e enfermeiros.
A programação contou com o I Congresso Tricordiano de Enfermagem em Urgência, Emergência e Dermatologia, com o ciclo de palestras sobre a Luta Antimanicomial e se encerrou com a cerimônia da Passagem da Lâmpada. A Semana da Enfermagem, oficializada na década de 60 pelo presidente Juscelino Kubitschek, tem início dia 12 de maio, nascimento da precursora Florence Nightingale, e vai até dia 20, data da morte da pioneira da profissão no Brasil, Anna Néri.
A Coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Elaine Rocha Domingues, agradeceu o empenho das Ligas Acadêmicas, alunos e professores na organização dos eventos e comemorou a participação de todos na Passagem da Lâmpada. "Este é um evento bastante simbólico que homenageia importantes personalidades que construíram a profissão de Enfermagem. A cerimônia, mais uma vez, foi marcada por grandes emoções. Como coordenadora do curso, desejo que a chama da lâmpada guie os caminhos dos acadêmicos no final da trajetória acadêmica", comentou.
Congresso Tricordiano de Enfermagem
Realizado de 10 a 12 de maio, o I Congresso Tricordiano de Enfermagem em Urgência, Emergência e Dermatologia da UninCor contou com palestras, minicursos, exposição de trabalhos científicos de alunos, egressos e graduandos de outras IES. Encerrando a programação, houve o lançamento do Manual de Primeiros Socorros, elaborado pela professora Maria Celina Ribeiro e pelo Supervisor de Estágio Marcelo Mantovani. O evento foi promovido pela Liga Acadêmica de Urgência e Emergência - LUE e Liga Acadêmica de Dermatologia do Curso de Enfermagem - LADE.
Luta Antimanicomial
O evento, realizado no dia 14 de maio, propôs uma reflexão sobre a atuação da enfermagem no tratamento cada vez mais humanizado da pessoa com transtorno mental, no acolhimento também da família e na quebra de paradigmas que ainda geram preconceito na sociedade. Além do ciclo de palestras sobre a atuação do enfermeiro no CAPs - Centro de Atenção Psicossocial e o atendimento na rede hospitalar e PSFs - Programa de Saúde da Família, os alunos do 7º período do curso realizaram uma encenação traçando um comparativo de como eram os tratamentos antes e depois do movimento da Luta Antimanicomial.
Passagem da Lâmpada
Tradicionalmente realizada para formandos do curso de Enfermagem, a cerimônia da Passagem da Lâmpada simboliza o cuidado, a sabedoria e o comprometimento dos estudantes com a profissão que escolheram seguir como referência à Florence Nightingale, considerada precursora da Enfermagem Moderna. Florence ficou conhecida por se dedicar a prestar assistência, inclusive à noite, a soldados feridos durante a Guerra da Crimeia, em 1854, ficando conhecida como a Dama da Lâmpada. As homenagens também referenciaram uma das pioneiras da Enfermagem no Brasil, Ana Neri. O momento contou com a participação de egressos do curso, remontando a história da enfermagem, além de homenagear enfermeiras que desempenharam papéis importantes em Três Corações como Maria Helena Drumond Marra, Marise Sebastiana Reis Melo e Maria de Fátima Carneiro Ribeiro, que por muitos anos foi coordenadora do curso na UninCor.