A Pró-Reitoria de Graduação e Assuntos Acadêmicos - PRGAA e o Núcleo de Avaliação, Qualidade e Estratégia - NAQUE promoveram um encontro de formação continuada com docentes da UninCor e do Colégio de Aplicação para discutir novas formas de avaliação através do tema "A Construção de Questões Discursivas".

A palestra foi ministrada pela mestra em Ciências da Linguagem, professora Valéria Sarto Lacerda. A especialista aponta que a avaliação não deve mais ser analisada como resultado, mas como um processo importante dentro das novas formas de ensino-aprendizagem. "Esse encontro visa proporcionar uma releitura contemporânea dos métodos de avaliação. O ensino está em constante processo de evolução e precisamos fazer uma releitura disso", comentou a professora.

As novas técnicas de formatação e metodologias de processos avaliativos dentro do ambiente escolar ou acadêmico são de grande importância para a adequação aos novos modelos de ensino e que acabam refletindo no desempenho dos estudantes em processos seletivos como ENADE, ENEM, Vestibulares ou provas da OAB e exames de suficiência. Para o Coodenador Pedagógico EaD, professor Leandro Costa Fávaro, "refletir o processo de avaliação é repensar todo o processo de ensino de uma maneira ampla e complexa. Trabalhar esse processo de formação de professor é, indiretamente, criar possibilidades para que as aulas se tornem cada vez mais atuais e mais interessantes".