defesa mestrado 2018 capa

Mestrado em Letras da UninCor encerra as defesas na linha de pesquisa Discurso e produção de sentidos

defesa mestrado 201807Nos dias 21, 22 e 28 de fevereiro, cinco mestrandos do Programa de Mestrado em Letras da UninCor defenderam suas dissertações de mestrado, na linha de pesquisa Discurso e produção de sentido.

A dissertação Interação e oralidade nos blogs de viagem, de Roberta Vieira Fávaro Günther, discute a relação entre as especificidades das modalidades escrita e oral da língua na escrita de blogs. A dissertação foi orientada pelo Prof. Dr. Renan Mazzola (UninCor), que compôs a banca de defesa junto com as professoras doutoras Thayse Guimarães (UninCor) e Camila Ludovice (UNIFRAN).

A dissertação O gênero catálogo de exposição: um estudo discursivo na perspectiva do círculo bakhtiniano, de Emanuel José dos Santos, discute a abordagem de um objeto muito caro às esferas museológicas – o catálogo de exposição – que, analisado a partir da teoria da linguagem proposta pelo russo Mikhail Bakhtin. A dissertação foi orientada pelo Prof. Dr. Renan Mazzola (UninCor), que compôs a banca de defesa junto com as professoras doutoras Thayse Guimarães (UninCor) e Camila Ludovice (UNIFRAN).

A dissertação A construção da imagem de Januário Garcia no documentário O Sete Orelhas: Herói Bandido, de Bruno Maia, de Andréa de Rezende Arantes Furtado,  investiga as inúmeras vozes que vão, ao longo do documentário, contribuir na construção da imagem de Januário Garcia Leal como “herói” e/ou como “bandido”. A dissertação foi orientada pela Profa. Dra. Thayse Guimarães (UninCor), que compôs a banca de defesa junto com os professores doutores Renan Mazzola (UninCor) e Aline Manfrin (UNIFRAN).

A dissertação Religiosidade e etnicidade no léxico dos sambas interpretados por Clara Nunes, de Edimara Graciele de Andrade Melo, teve por objetivo analisar o léxico das letras de alguns sambas interpretados por Clara Nunes, tendo como base referencial a Lexicologia e os estudos sociocognitivistas. A dissertação foi orientada pela Profa. Dra. Thayse Guimarães (UninCor), que compôs a banca de defesa junto com os professores doutores Renan Mazzola (UninCor) e Aline Manfrin (UNIFRAN).

A dissertação Cultura e identidade no léxico das canções das lavadeiras do Vale do Jequitinhonha, de Lazara Aparecida Andrade dos Santos, abordando definições e formas de tratamento do léxico, investiga a cultura local e a identidade das lavadeiras do Vale do Jequitinhonha por meio da análise do léxico presente em canções selecionadas. A dissertação foi orientada pela Profa. Dra. Thayse Guimarães (UninCor), que compôs a banca de defesa junto com os professores doutores Renan Mazzola e Emanuela Ferreira Silva (IFSuldeminas).

As dissertações de Andréa Furtado, Edimara Melo e Lazara Andrade dos Santos estão também associadas às pesquisas do Grupo de Pesquisa Minas Gerais – Diálogos, liderados pelos professores doutores Cilene Pereira e Luciano Cavalcanti. O grupo está, desde 2011, cadastrado no Diretório de Grupos de pesquisas do CNPq e tem desenvolvido pesquisas sobre o espaço discursivo, cultural e literário de Minas Gerais.