A UninCor participou, de 21 a 23 de fevereiro, do 1º Encontro Pró-Mananciais que ocorreu em Belo Horizonte, reunindo representantes de todo o estado que integram o projeto desenvolvido pela COPASA em parceria com os municípios, órgãos de fiscalização e toda sociedade.

O encontro visa a integração dos membros do COLMEIA - Coletivo Local de Meio Ambiente e do CAB - Programa Cultivando Água Boa e especialistas como forma de discutir ideias, apresentar propostas e resultados dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos em cada localidade e elaborar um Plano de Ação para 2018. A programação contou ainda com palestras, apresentações culturais, mesas redondas, debates e oficinas.

Representando a instituição, a colaboradora Amanda Fernandes Valério esteve do evento e compartilhou com os participantes os trabalhos que já estão sendo desenvolvidos em Três Corações, na Fazenda Universitária. Na primeira fase do projeto, foram identificadas e cercadas 4 nascentes na área da Fazenda como forma de protegê-las e mantê-las limpas, melhorando a qualidade, quantidade e a vazão da água para o Rio Verde. Agora, no local, estão sendo plantadas 4000 mudas de árvores nativas que vão ajudar ainda mais no processo de reconstituição das margens das nascentes.

O Projeto Pró-Mananciais tem como objetivo a mobilização de várias frentes da sociedade para ações de conscientização e responsabilidade ambiental. Em Três Corações, a parceria entre a COPASA e a UninCor, através do Departamento de Infraestrutura e de membros da CIPA/Sustentabilidade, conta também com a participação de órgãos de fiscalização, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Prefeitura e Câmara Municipal.