A UninCor promoveu em parceria com a EMATER-MG o I Concurso de Qualidade de Café de Três Corações. O evento teve a iniciativa do Curso de Agronomia e reuniu professores, alunos, especialistas e produtores rurais da cidade.

A Comissão Julgadora analisou as amostras com apoio da UFLA e do IF Sul de Minas. A avaliação segue os critérios da tabela SCAA - Associação de Cafés Especiais da América. A avaliação envolve vários fatores como umidade e peneira, aspecto quanto a secagem e cor, tipo e tamanho dos grãos, sabor e aroma e os atributos sensoriais de corpo, acidez, doçura, fragrância, gosto remanescente, impressão global, sabor e balanço.

melhores cafe04Foram classificados 31 finalistas e os três melhores premiados com a compra da saca por até mil reais, adquiridas pelo apoiador Leandro Café. O campeão Pedro Augusto Reis dos Santos Pereira Iabrudi, do Sítio do Ypê, conquistou uma nota de 83,60 pontos. "As pontuações atingidas foram excepcionais. os produtores estão prontos para exportarem seus cafés e agregarem valor a sua produção. Com a realização desse tipo de concurso a gente tem condição de ampliar o número de participantes e incentivar novos produtores a investir no café de qualidade porque, hoje, vender commodity é muito difícil, ganha-se pouco em cada saca. A gente tem certeza de que o Sul de Minas tem condições de ofertar esses cafés que são demandados pelos consumidores regionais e internacionais que são mais exigentes por qualidade", comentou o Gerente da Regional da EMATER de Lavras, Marco Antônio Fabri Júnior, que promoveu a palestra "Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais". Em seguida, o Coordenador Técnico Regional da EMATER, Edmundo Modesto de Melo falou sobre "Cafés Especiais: Casos de Sucesso" onde apontou os benefícios da produção que vem ganhando grande espaço principalmente no mercado tipo exportação.

Para o Coordenador do Curso de Agronomia, professor Ramiro Machado Rezende, o evento é um incentivo aos produtores como forma de fortalecer a sustentabilidade da cadeia produtiva de café da região. "Isso motiva cada vez mais a qualidade diante de um mercado exigente e competitivo agregando valor ao produto comercializado. O concurso também favoreceu o elo entre as instituições público privadas ligadas ao setor, o produtor e também os acadêmicos do curso que puderam compartilhar informações importantes dentro desse processo", avaliou.

Participaram da cerimônia de premiação do concurso, na mesa de honra, o apoiador do evento, Leandro Machado Pereira; o Presidente do Sindicato Rural de Três Corações, Luiz Eduardo Pereira de Castro; o Engenheiro Agrônomo da EMATER Três Corações, Cícero Caldeira; o Coordenador do Curso de Agronomia, professor Ramiro Machado Rezende; o Gerente Regional da EMATER, de Lavras, Marcos Antônio Fabri Júnior; o Vice-Prefeito de Três Corações, Luiz Vilela Paranaíba; e o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Luiz Alberto Xavier Vilani.