A UninCor promoveu, nos dias 10 e 11 de novembro, o I Simpósio Intervenções Multidisciplinares no Envelhecimento Ativo e reuniu alunos, professores, profissionais da área e convidados enaltecendo as práticas saudáveis e o bem-estar na terceira idade.

O evento foi coordenado pelo professor Anderson Massahud e organizado por estudantes do 8º período do curso de Educação Física e integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Ciências Fisiológicas da UninCor. Na ocasião, foram proferidas palestras, mesa redonda e distribuição de informativos que abordavam figura do idoso, destacando o caráter interdisciplinar da melhora da qualidade de vida através da prescrição de exercícios estruturados. O Coordenador do Curso de Educação Física, professor João Marcelo de Souza Ribeiro, comentou que “nas últimas décadas, o Brasil tem registrado um aumento significativo no número de idosos. Devemos ampliar a discussão sobre essa parcela da população, que é crescente, e buscarmos atender às suas necessidades".

Os temas apresentados na sexta-feira, 10, primeiro dia do Simpósio, foram: Neurologia e Envelhecimento, proferida pelo médico Wiliam Fernandes Diniz; Dor, exercício e envelhecimento, promovido pela cinesioterapeuta Mariana Schamas Esposel e, por fim, a palestra sobre Sarcopenia e Inflamação no Envelhecimento, realizada pelo professor Antônio Gomes. O evento contou ainda com a apresentação de trabalhos acadêmicos pelos alunos Antenor Passos Leite, Elisiane Naves e Alexandre Arlindo. O encerramento do primeiro dia ficou por conta do professor Helder Francis Lima Araújo, que relatou diversas experiências profissionais e pessoais nos projetos que desenvolve sobre envelhecimento ativo.

No sábado, 11. as atividades ocorreram no CIPE – Centro Integrado de Práticas Esportivas. A professora Mariana Schamas conduziu as atividades para os alunos e convidados do NAF - Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade de Três Corações. Para o professor Anderson Massahud, o evento propiciou um ganho aos alunos envolvidos, na medida em que os mobilizou a organizarem e discutirem sobre as questões inerentes ao envelhecimento ativo. “Diante da tendência do envelhecimento populacional, o encontro busca valorizar a população idosa e propor soluções para que ela tenha uma melhor qualidade de vida”, avaliou.