Estudantes e professores do Curso de Enfermagem da UninCor participaram, em parceria com o Centro de Assistência Psicossocial - CAPS II, da atividade Cinema na Praça, realizado na Praça Odilon Rezende, como parte do Projeto "Vidas sem Grade".

Na programação, estudantes dos 8º e 9º períodos do Curso de Enfermagem reproduziram cenas do filme "Nise, o coração da loucura". O longa-metragem remonta a história real da Dra. Nise da Silveira, uma psiquiatra que iniciou o processo de humanização de pacientes com esquizofrenia substituindo o eletrochoque e a lobotomia pelo amor e pela arte. O público ainda assistiu aos documentários sobre o funcionamento do CAPS e sobre o Hospital Colônia de Barbacena, “Holocausto Brasileiro”, que ilustra os antigos tratamentos abusivos e de isolamento desempenhados nos antigos manicômios.

A proposta visou a inserção social de pessoas com transtorno mental, quebrando preconceitos e permitindo uma maior autonomia e melhor qualidade de vida a elas e seus familiares. Para mais informações sobre os trabalhos desempenhados no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II basta entrar em contato pelo telefone 3235-2268 ou pelo endereço à Rua Dr. Roberto Cruz, nº 110, Bairro Jardim Rio Verde.