UninCor integra Projeto Pro-Mananciais, realizado em parceria com a Copasa, e promove proteção de nascentes de rios e recuperação de matas ciliares como forma garantir a manutenção de microbacias hidrográficas.

A proposta visa uma mobilização de várias frentes da sociedade para ações de conscientização e responsabilidade ambiental. Em reunião realizada no início do mês com representantes da universidade, através do Departamento de Infraestrutura e de membros da CIPA/Sustentabilidade, além de órgãos de fiscalização, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Prefeitura e Câmara Municipal, foram apresentadas propostas a serem desenvolvidas em toda cidade, incluindo a área que abrange a Fazenda Universitária da UninCor.

Com participação de estudantes e professores do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e do Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos, as iniciativas discutidas na reunião já começaram a ser implementadas. Na fase inicial das ações, as 4 nascentes identificadas na Fazenda Universitária da UninCor já estão sendo recuperadas e cercadas como forma de protegê-las e mantê-las limpas, melhorando a qualidade, quantidade e a vazão da água para o Rio Verde.

A próxima fase do projeto deve iniciar no próximo mês e envolve estudantes de escolas da cidade com o intuito de estimular a conscientização ambiental ampliando o contato deles com a natureza.