enfermagem samu unincor 01Estudantes dos 8º e 9º períodos do Curso de Enfermagem da UninCor realizaram no último sábado, 12, visita técnica à Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Núcleo de Educação Permanente e, também, ao Sistema Aeromédico, que é desenvolvido em parceria com o SAMU e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em Varginha.

A visita faz parte da disciplina de Pacientes Críticos, ministrada pelo professor João Paulo Soares Fonseca. Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer todo o sistema de atendimento, triagem encaminhamento das equipes de urgência. Os alunos também tiveram acesso ao material e equipamentos disponíveis nas ambulâncias e também no helicóptero "Arcanjo 2", que auxilia nos trabalhos de resgate e atendimento pré-hospitalares de maior gravidade.

O Samu Regional-CISSUL engloba 153 municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Ao todo são 33 bases descentralizadas, incluindo Três Corações, que contam com 43 ambulâncias, sendo 9 delas equipadas com UTI's móveis. O serviço SAMU 192 presta socorro a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.