Marcando o início do período letivo, o Curso de Psicologia promoveu na última quinta-feira, 09 de fevereiro, uma aula inaugural abordando a temática "Psicologia e Sistema Prisional". O evento foi realizado no Salão Nobre, em Três Corações, e contou com a participação, além dos alunos de Psicologia, de Serviço Social, Enfermagem e Direito.  
Para tratar do assunto, a convidada foi a professora Vanessa Andrade de Barros, da UFMG. A palestrante é Doutora em Sociologia pela Universite de Paris VII, PhD no Conservatoire National des Arts et Métiers-Paris e pesquisadora nas áreas de psicologia do trabalho, psicossociologia, ergologia, direitos humanos e sociologia clínica. "A aula inaugural foi excelente e cumpriu seu objetivo de acolher os novos alunos da graduação e inseri-los em discussões de cunho acadêmico estimulando sempre a busca do conhecimento", comentou o Coordenador do Curso de Psicologia, professor Jesus Monteiro.  
No encontro, a palestrante abordou as últimas rebeliões no sistema prisional brasileiro apontando não uma briga de facções, mas um fracasso das políticas publicas que se ausentam no processo de reabilitação e simplesmente recolhem e encarceram pessoas. "O tema é de extrema importância, visto o cenário atual com os conflitos aparentes na mídia, depois das constantes rebeliões que ocorreram nos presídios em todo o Brasil. A psicologia apresenta o elo fundamental dos direitos humanos em um processo de humanização dos sistemas prisionais. A professora destacou ainda o método realizado pelas APACs, que visam organizar as penitenciarias com auto-gestão e apoio multiprofissional, incluindo o psicologo, que passa a atuar diretamente nas intervenções institucionais e no processo clínico dos recuperandos", explicou o Coordenador.