A UninCor aderiu ao projeto Parlamento Jovem desenvolvido pela Câmara Municipal de Pará de Minas, em parceria com a Secretaria de Educação do município e demais instituições de ensino, que teve início nesta segunda-feira, 17. A iniciativa é uma proposta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, através da Escola do Legislativo, que busca uma formação política aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, criando para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

Na abertura do evento, o Coordenador Pedagógico do Campus Pará de Minas, professor Pedro Carlos Ferreira Santos enfatizou a importância do projeto para os jovens que querem e podem fazer a diferença nas decisões políticas de todas as esferas da sociedade. “Este projeto é uma semente que dará frutos no futuro, por que, se queremos melhores políticos, precisamos ter melhores eleitores,  e isto se faz com formação e com educação política, são eles que elegem os seus representantes, e só assim passaremos de uma política representativa para uma política participativa”, comentou o coordenador Pedro Carlos que representa a UninCor no projeto junto com o professor Flávio Salgueiro Moreira.

Agora os participantes se dividem em oficinas para suscitar e discutir, junto à comunidade, subtemas com propostas que serão avaliadas e apresentadas nos Fóruns municipais. O primeiro encontro será dia 11 de abril e os representantes da Universidade e alunos da Escola Estadual Fernando Otavio vão tratar das "Interações entre Escola e Sociedade na Formação Política dos Jovens".

Para este ano, o tema geral trabalhado nos encontros será "Educação Política nas Escolas". As propostas desenvolvidas na etapa municipal são encaminhadas para os encontros regionais e, depois, para o estadual, culminando em um documento compilando com participação todo o Estado que será entregue à ALMG. Nesta 14ª edição, vão participar 65 câmaras municipais, das quais 22 são novatas.