A UninCor de Três Corações realizou, nos dias 9 e 10 de novembro, o II Encontro Regional Sustentabilidade em Recursos Hídricos, com o tema “O que você faz pelo seu rio?”.

Na programação, a abertura foi com o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Extrema, Paulo Henrique Pereira, e o Secretário Municipal Adjunto de Meio Ambiente de Uberaba, Marco Túlio Machado Borges Prata, que apresentaram cases sobre a gestão de recursos hídricos nos municípios; o Coordenador Geral do Fórum Nacional de CBHs, Hideraldo Buch, abordou a “A Integração da Gestão Municipal de Águas e os Comitês da Bacia”. A tarde ainda teve a presença da Presidente do CBH Verde, Stella Souza Guida, com “A Experiência do Rio Verde na Gestão Integrada Bacia Hidrográfica e Município”; e do Coordenador das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande, Rodrigo Caldeira Grava Brazil, falando sobre “O Papel do Ministério Público em Apoio aos Municípios na Gestão das Águas”.

encontro regional mestrado hidrico01

A segunda parte do evento, contou com a palestra “Segurança Hídrica e Soluções Baseadas na Natureza”, ministrada por Samuel Barreto, Gerente Nacional de Água da TNC (The Nature Conservancy).

Encerrando o primeiro dia, o prefeito de Mariana, Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior, abordou sobre a gestão e o trabalho para restaurar o município após o desastre de 2015. Na oportunidade, o prefeito e a Reitora da UninCor, professora Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza assinaram um Termo de Cooperação entre a universidade e a prefeitura de Mariana. Duarte também falou sobre a importância dos estudos e pesquisas desenvolvidos pelo Mestrado em Recursos Hídricos para a recuperação dos rios após o desastre ocorrido em Mariana: “a UninCor traz a oportunidade de conhecermos e ouvirmos pessoas que estudam e sabem quais os melhores caminhos que precisam ser tomados pelos governos municipais, estaduais e federais para superar desafios que precisam ser tratados com maior responsabilidade; e de buscarmos novas soluções para nossas bacias hídricas, não só a do Rio Doce onde Mariana faz parte e sofreu com a tragédia, mas de outras bacias do nosso Brasil que também precisam de socorro com emergência”.

O evento seguiu no sábado com o minicurso sobre Hidrogeologia, realizado pelo mestrando Flávio Soares Nunes. Para a Coordenadora Adjunta do Mestrado em Recursos Hídricos, professora Elisa Dias de Melo, “o minicurso superou as expectativas, pela participação não só de alunos e professores da universidade, mas do público externo, que é justamente um dos nossos objetivos, trazer as pessoas da cidade e de outros municípios da região para se informarem e integrarem na questão da gestão ambiental aliada a gestão municipal, trazendo à tona a importância de incluir o meio ambiente nas decisões políticas”.

Para a Coordenadora do Mestrado em Recursos Hídricos, professora Marília Carvalho de Melo, “o encontro deu aos participantes a oportunidade de ter contato com experiências exitosas do Brasil, como dos Municípios de Mariana e Extrema, e também com experiências internacionais apresentadas pela ONG TNC. Pretendemos agora, apropriar este conteúdo nas pesquisas do programa e esperamos que os gestores utilizem o conhecimento no aprimoramento das políticas do entorno, e para isso estamos com o projeto de elaboração de um E-book, que será o resultado deste evento”.