O Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos participou, na última semana, do encontro 'Água em Nossas Vidas', organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais - CREA-MG e pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM, em Belo Horizonte. O evento promoveu o lançamento de cartilhas que reforçam o papel da engenharia no desenvolvimento sustentável.

cartilhas mestrado unincor

As cartilhas, desenvolvidas em parceria com a UninCor e demais instituições de ensino, entidades de classe e órgãos governamentais, e apoio do Programa Hidrológico Internacional América Latina e Caribe - PHI-ALC da UNESCO, fazem parte da série 'A Engenharia e a Sustentabilidade' e visa destacar a importância dos profissionais do Sistema Confea/Crea para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos na Rio+20. O material traz ainda temáticas importantes ligadas a Cidades; Água; Energia e Mudanças Climáticas; Solo e Floresta.

A Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional e diretora-geral do IGAM, professora Marília Melo, comentou que o material busca mostrar à sociedade e também aos futuros profissionais o valor do conhecimento técnico para o desenvolvimento. Para a coordenadora, as engenharias e as áreas ligadas a elas "têm um papel importantíssimo porque só através da aplicação de uma boa técnica, de uma tecnologia inovadora que se pode fazer com que a gente explore os recursos naturais, produza e execute atividades de maneira sustentável".

cartilhas mestrado unincor elsisa marilia

A professora Elisa Dias de Melo, Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado Profissional, também participou do evento e avaliou que esta é uma grande oportunidade para os mestrandos. "As cartilhas agregam um conhecimento fundamental tanto para a vida acadêmica quanto profissional dos discentes do programa. Os diversos focos abordados no material mostram como a questão ambiental e a sustentabilidade são responsabilidade de todos", comentou.

O evento contou também com palestra magna do coordenador-geral do PHI-ALC da Unesco, Miguel Dória, sobre "Os desafios e as perspectivas da gestão hídrica na América Latina e Caribe". Além disso, também houve a posse simbólica dos conselheiros de 30 Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais para a gestão 2018/2021.

Confira as cartilhas:

 A engenharia e a sustentabilidade

 A engenharia e a sustentabilidade - Cidades

 A engenharia e a sustentabilidade - Água

 A engenharia e a sustentabilidade - Energia e mudançs climáticas

 A engenharia e a sustentabilidade - Solo e floresta