simelp letras (2)Entre os dias 20 e 24 de agosto aconteceu, em Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco, a sétima edição do Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. O evento, idealizado inicialmente pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade de Évora, já foi realizado em outras cidades brasileiras, na China e na Itália.

Na edição de 2019, o Programa de Mestrado em Letras organizou um simpósio, por meio dos Professores Doutores Cilene Pereira e Luciano Cavalcanti. O simpósio “Narrativas da violência: estéticas e proposições políticas na arte brasileira” reuniu dez trabalhos em formado de comunicação.

A Profa. Dra. Cilene Pereira apresentou resultados de sua pesquisa associada ao Grupo de Pesquisa Minas Gerais – Diálogos sobre a obra de Wander Piroli. O trabalho “É proibido comer a grama, de Wander Piroli: narrativas de violência” observa, a partir da leitura de dois contos do livro citado, os modos de representação da violência na obra do autor, destacando a estrutural e a simbólica.

O Prof. Dr. Luciano Cavalcanti apresentou o trabalho “A infância nas canções de Chico Buarque: infortúnios, pobreza e abandono”, no qual faz a leitura de algumas canções do compositor, como “Carioca”, “Meu Guri” e “Pivete”, destacando a relação existente ente violência e infância.

A Profa. Dra. Terezinha Richartz apresentou o trabalho “Violência doméstica no romance A dança dos cabelos, de Carlos Herculano Lopes”, no qual observa o modo como a violência aparece no romance do escritor mineiro a partir da vida de suas protagonistas, nomeadas pelo mesmo nome, Isaura. Este trabalho também se associa ao Grupo de Pesquisa Minas Gerais – Diálogos.

A mestranda, Thainara Cazelato, apresentou um recorte de sua dissertação de Mestrado, orientada pela Profa. Dra. Cilene Pereira. O trabalho “A representação da violência e dos violentados nos contos ‘Na velha Guaicurus’ e ‘Sangria desatada’, de Wander Piroli” buscou discutir o modo de representação de sujeitos invisíveis na obra do escritor mineiro, sobretudo relacionado ao tema da violência.

Já a egressa do Mestrado em Letras, Joseli Fernandes, apresentou o trabalho “Os versos de Brisa Flow: violência, gênero e resistência”, no qual examina algumas letras da rapper chilena radicada em Belo Horizonte a partir de temas como violência de gênero e racismo, observando sobretudo o discurso de resistência da compositora.

Ambos os trabalhos estão também associados ao Grupo de Pesquisa Minas Gerais – Diálogos.