A Mestra em Letras pela UninCor Joseli Fernandes participou da I Conferência de Estudos Africanos e Latinos, na terça-feira, 29, em Lavras. O evento é uma realização da UFLA e da National Association of African American Studies and Affiliates (Associação Nacional de Estudos Afro-americanos e Afiliadas/NAAAS).

Na ocasião, ela apresentou o trabalho “Rapper: o griot futurista que mantém vivo os ancestrais", feito em coautoria com a professora doutora Cilene Pereira. O texto é um recorte do artigo publicado pelas duas autoras, em 2017, na Revista da Universidade Vale do Rio Verde, disponível aqui.

josy 2

No trabalho, as autoras estabelecem uma relação entre a figura do griot e o rapper, visto que ambos são contadores da história de uma dada comunidade. Se na África ancestral essa função geralmente era atribuída ao ancião de uma tribo devido à sua sabedoria e ao conhecimento por ele acumulado; no caso do rap, é o jovem periférico e subalterno que assume a função de “cantar” seu espaço e sua coletividade. No texto, as autoras estabelecem, ainda, uma associação entre estas duas figuras, o griot e o rapper, e o narrador conforme descrito por Benjamim, na medida em que este é aquele que consegue intercambiar as experiencias, transformando-as em narrativa.

O objetivo do encontro é promover intercâmbio e debate de saberes, experiências e novos desenvolvimentos teóricos entre interessados em questões africanas e afro-americanas, hispânicas, latinas e chicanas, indígenas e asiáticas.

O congresso, realizado de 28 a 30 de maio, contou com a participação de professores, estudantes e pesquisadores de diversas IES e diferentes áreas do conhecimento por meio de Mesas Redondas, Simpósios, Comunicações e Pôsteres e Apresentações Culturais.

josy