ptenes

palestra 1A UninCor Betim promoveu, no último sábado (23/02), no auditório da Prefeitura, um curso sobre reanimação cardiopulmonar (RCP) e desfibrilador externo automático (DEA), com objetivo de disseminar o conhecimento acerca do assunto para estudantes universitários e profissionais da área da saúde.

O treinamento, que foi realizado pelo curso de Enfermagem e organizado pela Liga Acadêmica de Enfermagem de Urgência, Emergência, Urgência, Trauma e Terapia Intensiva (LAEUTRA), consistiu em uma aula teórica e prática em que foram apresentados os procedimentos que devem ser realizados em casos de urgência e emergência, as manobras de RCP e o manuseio e utilização do aparelho DEA. O curso foi ministrado pela coordenadora estadual de urgência e emergência da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, Érica de Oliveira, que também é enfermeira do Samu. A profissional é especialista em trauma e terapia intensiva, oncologia, qualidade e acreditação de serviços de saúde.

De acordo com o coordenador do curso de Enfermagem dos campi Belo Horizonte e Betim da UninCor, professor Daniel Fernandes, “a realização desse treinamento faz parte de uma programação de atividades de extensão da universidade em oferecer capacitação permanente aos seus estudantes e ao público externo de interesse, pois aborda as principais complicações acarretadas pelas situações de morte súbita, bem como as formas de prevenção, tratamento e controle”, avalia.