extensao

Trabalhe Conosco

calendar azul

Calendário Acadêmico

Acadêmicos e professores do Curso de Enfermagem da UninCor Betim participaram, nos dias 05 e 06 de outubro, da exposição "Sentidos do Nascer", realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Prefeitura de Belo Horizonte, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Saúde e da Fundação Bill & Mellinda Gates.

A "Sentidos do Nascer" é uma iniciativa que propõe ampliar o debate sobre questões relacionadas ao nascimento no Brasil, e pretende contribuir para a mudança de percepções sobre o nascer, incentivando a valorização do parto normal para a redução da cesariana desnecessária.

sentido nascer01

Na oportunidade, a partir de uma parceria entre a UninCor e a "Sentidos do Nascer", oito estudantes do Curso de Enfermagem foram selecionados para atuarem como monitores da exposição, tendo a experiência de fazerem um curso de formação pela UFMG, realizarem visitas técnicas ao Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte, além de atuarem como mediadores nas atividades durante o evento.

Para a aluna do Curso de Enfermagem, Viviene Mary, que atuou como uma das monitoras da exposição, "a mostra permite uma vivência única, pois os participantes podem ter a experiência de se sentirem "grávidos" e, a partir daí, transcorrerem as estações de uma gestação, planejando o parto, tirando dúvidas e controvérsias sobre o assunto, até passarem pelo processo de nascimento - e eu diria renascimento".

Segundo o Coordenador do Curso, professor Luís Paulo Souza e Souza, "as reflexões levantadas durante as estações permitem o reconhecimento de uma mudança cultural no parto e nascimento, quebrando com a lógica do parto enquanto negócio, valorizando a mulher como protagonista neste processo e combatendo a violência obstétrica. A decisão da mulher no seu processo de parturição é essencial para que este momento venha a ser humanizado e fisiológico. Trabalhar isso com os acadêmicos de Enfermagem é de extrema relevância, pois serão os futuros profissionais que assistirão os partos, as mulheres e seus bebês. A Enfermagem é uma categoria importante para a mudança deste modelo, estimulando o parto normal e garantindo o respeito nas formas de nascer no Brasil".

O Diretor Acadêmico da UninCor Betim, professor Sérgio Ricardo Magalhães , destaca que a inserção dos alunos em projetos externos aos muros da universidade, valida o compromisso da instituição com uma formação sólida e diferenciada. E complementando, o professor Dejanir José Campos Júnior, Assessor de Extensão, Estágio e AACC, diz que "o comprometimento de estudantes e professores da UninCor com uma formação de excelência, se demonstra através de parcerias como a realizada nessa atividade".

sentido nascer02

tres coracoes