extensao

pos graduacao

mestrado

vestibular azul

Vestibular

aluno azul

Portal do Aluno

distancia azul

Ensino Digital

professor azul

Portal do Professor

inter azul

Intercâmbio

lab azul

Pesquisa

trabalho azul

Trabalhe Conosco

calendar azul

Calendário Acadêmico

De forma lúdica e interativa, o professor da disciplina de Gestão da Produção e Operações encontrou uma maneira prática para explicar os processos de linha de produção utilizando a arte de origamis com as turmas de Administração, Logística e Gestão da Produção Industrial.
 
Professor Eduardo Jesus de Carvalho dividiu a sala em grupos e cada aluno simulou uma atividade dentro do processo de produção para melhoria de Tempos e Métodos, utilizando-se das dobraduras. Os alunos trabalharam em equipe, cada uma com um observador, alimentador de linha, armazenador e operário, trabalhando juntos e, depois, revesando nas funções, para que cada um compreendesse todas as etapas. 
 
"Nem sempre alguém produzir mais rápido gera uma produção mais rápida na linha de produção. Deve haver uma sincronia ou isso pode gerar gargalos e prejudicar o processo como um todo. É preciso conhecer a linha, a habilidade de cada um, entender o tempo mínimo e máximo de cada etapa e buscar alternativas. Os alunos conseguiram vivenciar isso, respeitando a limitação e o desempenho de cada um, para que eles mesmos se organizassem no processo", comentou o professor responsável pela disciplina. 
 
Com a atividade, os grupos puderam participar e gerenciar melhor a medição dos tempos dos processos de dobras, balanceando a atividade de cada um no processo fabril, bem como a operação logística de abastecimento de linhas de produção e a retirada do produto pronto para a armazenagem.
 

 tres coracoes

 caxambu

 educacao a distancia


qr code