Docentes da UninCor Belo Horizonte e Betim participaram, nos dias 11 e 12 de julho, de um encontro de formação continuada promovido pelo NOP – Núcleo de Orientação Psicopedagógica que abordou o tema "Metodologias Ativas".

A Metodologia Ativa é uma concepção educativa que estimula a crítica e reflexão no processo ensino-aprendizagem. O educador, neste caso, participa ativamente do processo, em situações que promovam aproximação crítica do aluno com a realidade. A aprendizagem ativa ocorre quando o aluno interage com o assunto em estudo – ouvindo, falando, perguntando, discutindo, fazendo e ensinando – sendo estimulado a construir o conhecimento ao invés de recebê-lo de forma passiva do professor. Em um ambiente de aprendizagem ativa, o professor atua como orientador, supervisor, facilitador do processo de aprendizagem e não apenas como fonte única de informação e conhecimento.

Para o professor Cláudio Vieira de Lima, responsável pelo NOP nos campi BH e Betim, "independentemente do método ou da estratégia usada para promover a aprendizagem ativa, é essencial que o aluno faça uso de suas funções mentais de pensar, raciocinar, observar, refletir, entender, dentre outras que, em conjunto, formam a inteligência. É importante notar que aprendizagem ativa se refere a estratégias para ativar o aluno".