Estudantes da Escola Estadual Bueno Brandão aprenderam mais sobre os alimentos e os riscos que o sobrepeso pode desencadear

Estudo divulgado pelo IBGE, este ano, aponta que 60% da população brasileira apresenta IMC - Índice de Massa Corpórea - acima de 25, ou seja, cerca de 82 milhões de pessoas estão acima do peso no país. Os hábitos alimentares ajudam a desenhar um mapa preocupante que requer conscientização e políticas públicas de prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade. Entre crianças, de 5 a 9 anos, estes dados atingem 15%.  

A obesidade, ao lado da hipertensão e tabagismo, está no grupo dos três mais preocupantes fatores de risco para a saúde global. A educação alimentar precisa ser desenvolvida desde criança e é necessário que se envolva toda a família. "A formação de bons hábitos alimentares deve acontecer na infância, sendo portanto, de extrema importância, que ações de educação nutricional sejam desenvolvidas em escolas e também com os pais", comentou a Coordenadora do Curso de Nutrição, Carina Nagata. 

Buscando esclarecer para crianças e adolescentes a importância dos bons hábitos alimentares, estudantes do curso de Nutrição colocaram em prática o Projeto Educação Nutricional na Escola Estadual Bueno Brandão, em Três Corações. Em visita aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, os acadêmico fizeram um levantamento de dados, deram orientações e demonstraram de forma interativa alimentos que devem ser mais consumidos e os que devem ser evitados para uma dieta saudável. "Foram construídas pirâmides alimentares em diferentes materiais para abordar o assunto de forma lúdica e prática, onde os alunos foram solicitados a distribuírem os alimentos da forma mais adequada", avaliou a Coordenadora. 

Até a próxima semana, os acadêmicos voltam à escola para dar continuidade no projeto. A proposta é estender a iniciativa para todos os alunos e professores.