Durante todo o mês, a UninCor se mobilizou na conscientização quanto à prevenção do Câncer de Próstata. A Campanha do Novembro Azul é uma maneira de incentivar que os homens cuidem melhor da saúde e façam os exames preventivos.
 
Em Betim, estudantes do 1º período do Curso de Enfermagem distribuíram laços azuis, símbolo da Campanha, e orientaram toda comunidade acadêmica quanto aos riscos da doença. 
 
A detecção precoce do Câncer compreende duas estratégias: o diagnóstico de pessoas que apresentam sinais iniciais da doença; e aquela que é voltada para quem não apresenta nenhum sintoma, entendida como sistema de rastreamento. 
 
Por ter uma evolução silenciosa, as duas principais formas de diagnóstico precoce, o exame do PSA - feito através de coleta de sangue - e o do toque retal, são fundamentais para diminuir riscos e aumentar as chances de cura com tratamento adequado. 
 
No Brasil, de acordo com dados da OMS, o Câncer de Próstata é o segundo mais incidente em homens - ficando atrás apenas do Câncer de Pele Não-Melanoma.