Realizada na última segunda-feira [22], a palestra "Hemoterapia: A importância da Trânsfusão Sanguínea e de ser Doador" reuniu estudantes e interessados em integrar o cadastro de Doação de Sangue. O encontro foi ministrado pela enfermeira responsável pelo posto de coleta de sangue da Fundação Hemominas da Prefeitura de Varginha, Flora Aparecida Mendonça Costa Sanches.

Com iniciativa dos estudantes de Enfermagem, foram realizados cerca de 50 cadastros de doadores voluntários. A estudante do 7º período do curso, Daniele de Souza Pereira, comentou que "foi muito gratificante a ação pois conseguimos mostrar a importância de conscientizar e mobilizar interessados em integrar o banco de doadores de sangue".

Durante toda a semana, uma equipe continuará coletando nomes para o cadastro de possíveis doadores no horário do intervalo das aulas. "A conscientização é o caminho mais eficaz para que a gente consiga aumentar o estoque de sangue. É preciso aumentar o número de doadores para que a gente consiga manter o tratamento adequado de quem precisa, além de suprir a demanda das cirurgias, emergências e transplantes", comentou a palestrante convidada, enfermeira Flora Sanches. Além disso, segundo a especialista, "ser doador é um privilégio, pois significa que a pessoa está em boas condições de saúde. Uma bolsa coletada pode ser fracionada em 4 hemocomponentes: plasma, hemácias, plaquetas e crioprecipitado, ou seja, o sangue do doador pode ajudar a salvar a vida de até 4 pessoas", completa.

Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar mais que 50kg, ter dormido bem na noite anterior da coleta e não estar em jejum.