Sua finalidade é a montagem em articuladores, recortes de modelos de gesso, confecção de molduras aculicas, planos de orientação, preparos dentários em manequins, delineamento para prótese parcial removível, escultura dentária, acabamento e polimento de resinas acúlicas e manipulação de qualquer tipo de resina acúlica.

O Laboratório de Prótese está equipado com recortadores de gesso, fogão, equipo, cadeiras de odontologia com pedal, refletor, caixas de som, mini equipo brocante, estante parapolimento, vibrador de gesso, balança de gesso, negatoscópio, prensas de bancada que são utilizados pelos alunos do 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º período de odontologia e alunos do curso técnico de prótese dentária. O laboratório possui atividades tanto no período diurno quanto noturno.