Voltar para a lista de cursos

Informações Gerais

    

 

Regime escolar:  Semestral
Turno de funcionamento:  Noturno
Integralização Curricular
Modalidade:  Bacharelado - Presencial

Tempo previsto: Mínimo:08 semestres      Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3.113 horas

 

Perfil do Egresso

   

 

Profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho. 

Objetivos

 

O curso de Bacharelado em Serviço Social deve ensejar condições para que o bacharel esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento no seu conjunto.

Formar profissional que atue nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

 

Habilidades e Competências

 

Competências Gerais:

  • Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;
  • Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social;
  • Utilização dos recursos da informática.

 

Competências Especificas:

A formação profissional deverá desenvolver a capacidade de:

  • elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;
  • contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;
  • planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
  • realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais;
  • prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
  • realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.

 

Grade Curricular e Corpo Docente

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas Carga horária
Fundamentos do Serviço Social I 80
Psicologia Social 80
Introdução ao Direito/Direitos Humanos 40
Comunicação e Processo Científico 80
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação) 80

 

2º Período

Disciplinas Carga horária
Formação Sócio Histórica do Brasil 40
Movimentos Sociais 80
Português Instrumental 40
Fundamentos do Serviço Social II 80
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico 80
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial) 80

 

3º Período

Disciplinas Carga horária
Fundamentos do Serviço Social III 80
Ética Profissional I 80
Cotidiano do Serviço Social I 40
Legislação Social I 40
Desenvolvimento Social e Humano 80
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade) 80

 

4º Período

Disciplinas Carga horária
Saúde Pública 80
Ética Profissional II 40
Pratica de Formação I 40
Legislação Social II 40
Cotidiano do Serviço Social II 40
Sustentabilidade e Desenvolvimento 80
Estágio supervisionado I 120
Projeto Integrador IV    (Previdência/Assistência) 80

 

5º Período

Disciplinas Carga horária
Prática de Formação II 40
Comunicação Social 40
Economia Política 80
Teoria Social 80
Ciência Política e Políticas Contemporâneas 80
Estágio supervisionado II 120
Projeto Integrador V (Política Social-Poder Judiciário/ Criança e Adolescente) 80

 

6º Período

Disciplinas Carga horária
Estratégia e Técnica II 40
Optativa 40
Teoria Política 80
Política Social-Saúde Mental e Controle Social 40
Prática de Formação III 40
Administração Mercadológica 80
Estágio Supervisionado III 120 
Projeto Integrador V  (Política Social- Família/Urbanização) 80

 

7º Período

Disciplinas Carga horária
Prática de Formação IV 40
Trabalho de Conclusão de Curso I 40
Gestão/ Planejamento e Projetos na Esfera Pública e Privada 40
Subjetividade e Serviço Social 40
Processos de trabalho em Serviço Social 40
Serviço Social e Contexto Rural 80
Avaliação e Monitoramento em Serviço Social 40
Estágio Supervisionado II 120
Projeto Integrador VII (Análise Institucional e Terceiro Setor) 40

                                                                                                                                                                                 

8º Período

Disciplinas Carga horária
Trabalho de Conclusão de Curso II 40
Tópicos Especiais 40
Projeto Integrador VIII (Política Social-Idoso e Pessoa com Deficiência) 80

 

Corpo Docente

 

Docente Lattes
Ângela Maria Mendes Britto http://lattes.cnpq.br/1518891790905276
Claudete Bernardo Basaglia http://lattes.cnpq.br/1146769494153460
Cleusimar Cardoso Alves Almeida http://lattes.cnpq.br/0943941033572736
Cristiane Gattini Sabmpato http://lattes.cnpq.br/0693052791598840
Edezia Cristina de Morais http://lattes.cnpq.br/7316698442772332
Jocyare Cristina Pereira de Souza http://lattes.cnpq.br/6971092838621749
Luciano Marcos Dias Cavalcanti http://lattes.cnpq.br/9219777786891977
Luís Alberto da Silva http://lattes.cnpq.br/7809407712012147
Luiz Antonio Andriatta Ayres  http://lattes.cnpq.br/5351089490378994
Luiza Procópio Sarrápio http://lattes.cnpq.br/3676061586080143
Maria Elisa Rodrigues Moreira http://lattes.cnpq.br/8503000442103169
Namar Oliveira Silva Figueiredo http://lattes.cnpq.br/6778939080964178
Terezinha Richartz Santana  http://lattes.cnpq.br/9610707436484070

 

 

Formas de Avaliação

 

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade. Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco porcento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igualou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular. A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos. As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Autoavaliação

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 

Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

 

 

_____________________________________________

inscreva se

servico social