Voltar para a lista de cursos 

servico social

 Informações Gerais 

    

Regime escolar:  Semestral 
Turno de funcionamento:  Noturno 
Integralização Curricular
Modalidade:  Bacharelado - Presencial
Tempo previsto:
Mínimo: 08 semestres      Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3.113 horas

 Perfil do Egresso 

   

Profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho. 

 Objetivos

O curso de Bacharelado em Serviço Social deve ensejar condições para que o bacharel esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento no seu conjunto.

Formar profissional que atue nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

 Habilidades e Competências

Competências Gerais:

  • Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;
  • Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social;
  • Utilização dos recursos da informática.

Competências Especificas:

A formação profissional deverá desenvolver a capacidade de:

  • elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;
  • contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;
  • planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
  • realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais;
  • prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
  • realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.

 Grade Curricular e Corpo Docente

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas
Fundamentos do Serviço Social I
Psicologia Social
Introdução ao Direito/Direitos Humanos
Comunicação e Processo Científico
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação)

2º Período

Disciplinas
Formação Sócio Histórica do Brasil
Movimentos Sociais
Português Instrumental
Fundamentos do Serviço Social II
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial)

3º Período

Disciplinas
Fundamentos do Serviço Social III
Ética Profissional I
Cotidiano do Serviço Social I
Legislação Social I
Desenvolvimento Social e Humano
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade)

4º Período

Disciplinas
Saúde Pública
Ética Profissional II
Pratica de Formação I
Legislação Social II
Cotidiano do Serviço Social II
Sustentabilidade e Desenvolvimento
Estágio supervisionado I
Projeto Integrador IV    (Previdência/Assistência)

5º Período

Disciplinas
Prática de Formação II
Comunicação Social
Economia Política
Teoria Social
Ciência Política e Políticas Contemporâneas
Estágio supervisionado II
Projeto Integrador V (Política Social-Poder Judiciário/ Criança e Adolescente)

6º Período

Disciplinas
Estratégia e Técnica II
Optativa
Teoria Política
Política Social-Saúde Mental e Controle Social
Prática de Formação III
Administração Mercadológica
Estágio Supervisionado III
Projeto Integrador V  (Política Social- Família/Urbanização)

7º Período

Disciplinas
Prática de Formação IV
Trabalho de Conclusão de Curso I
Gestão/ Planejamento e Projetos na Esfera Pública e Privada
Subjetividade e Serviço Social
Processos de trabalho em Serviço Social
Serviço Social e Contexto Rural
Avaliação e Monitoramento em Serviço Social
Estágio Supervisionado II
Projeto Integrador VII (Análise Institucional e Terceiro Setor)

                                                                                                                                                                                 

8º Período

Disciplinas
Trabalho de Conclusão de Curso II
Tópicos Especiais
Projeto Integrador VIII (Política Social-Idoso e Pessoa com Deficiência)

Corpo Docente

Docente
Ana Paula Campos
Claudete Bernardo Basaglia
Cleusimar Cardoso Alves Almeida
Edezia Cristina de Morais
Letícia Rodrigues da Fonseca
Luiza Procópio Sarrápio
Maria Alice Fernandes Corrêa Mendonça
Mauricio Cezar Resende Leite Junior
Namar Oliveira Silva Figueiredo
Renan Belmonte Mazzola
Terezinha Richartz Santana

                       

 Formas de Avaliação

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade. Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco porcento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igualou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular. A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos. As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

 Autoavaliação

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 Formas de Acesso

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.