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 Informações Gerais

 

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Integral
Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 10 semestres e Máximo: 20 semestres
Carga horária total: 4033 horas

 Perfil do Egresso

   

O profissional Médico Veterinário graduado pela Universidade de Vale do Rio Verde deverá possuir uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal e ecologia e proteção ao meio ambiente. Ter conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial. Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas.

 Objetivos

O curso de Graduação em Medicina Veterinária deve ensejar condições para que o bacharel esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento no seu conjunto. Referenciando as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária, por meio da Resolução CNE/CES de 2003.

Dotar o profissional dos conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental, além das seguintes competências e habilidades gerais: dotar o profissional dos conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental, além das seguintes competências e habilidades gerais: atenção a saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, e educação permanente.

 Habilidades e Competências

  1. Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
  2. Interpretar sinais clínicos, exames laboratoriais e alterações morfofuncionais;
  3. Identificar e classificar os fatores  etiológicos, compreender e elucidar a patogenia, bem como, prevenir, controlar e erradicar as doenças que acometem os animais;
  4. Instituir diagnóstico, prognóstico, tratamento e medidas profiláticas, individuais e populacionais;
  5. Elaborar, executar e gerenciar projetos agropecuários, ambientais e afins à profissão;
  6. Desenvolver, programar, orientar e aplicar as modernas técnicas de criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético; produção e reprodução animal;
  7. Planejar, executar, gerenciar e avaliar programas de saúde animal, saúde pública e de tecnologia de produtos de origem animal;
  8. Executar a inspeção sanitária e tecnológica de produtos de origem animal;
  9. Planejar, elaborar, executar, gerenciar e participar de projetos nas áreas de biotecnologia da reprodução e de produtos biológicos;
  10. Planejar, organizar e gerenciar unidades agroindustriais;
  11. Realizar perícias, elaborar e interpretar laudos técnicos em todos os campos de conhecimento da Medicina Veterinária;
  12. Planejar, elaborar, executar, gerenciar, participar de projetos agropecuários e do agronegócio;
  13. Relacionar-se com os diversos segmentos sociais e atuar em equipes multidisciplinares da defesa e vigilância do ambiente e do bem-estar social;
  14. Exercer a profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
  15. Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
  16. Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial;
  17. Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional.

 Grade Curricular e Corpo Docente

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas Carga horária
Anatomia dos Animais Domésticos I 80
Biologia Celular e Molecular 80
Bioquímica e Biofísica 80
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico 80
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação) 80

 

2º Período

Disciplinas Carga horária
Anatomia dos Animais Domésticos II 80
Histologia e Embriologia Veterinária 80
Microbiologia 80
Comunicação e Processo Cientifico 80
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial) 80

 

3º Período

Disciplinas Carga horária
Fisiologia Veterinária 120
Parasitologia Animal 80
Estatística e Bioinformática 80
Sustentabilidade e Desenvolvimento 80
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade) 80

 

4º Período

Disciplinas Carga horária
Imunologia e Produtos Biológicos 80
Semiologia Veterinária 80
Farmacologia Veterinária 80
Desenvolvimento Social e Humano 80
Projeto Integrador IV (Etologia e Bem estar Animal) 80

 

5º Período

Disciplinas Carga horária
Patologia Geral Veterinária 80
Nutrição Animal e Forragicultura 80
Epidemiologia e Saúde Pública 80
Administração Mercadológica 80
Projeto Integrador V (Controle de Zoonoses, pragas urbanas e animais sinantrópicos) 80

 

6º Período

Disciplinas Carga horária
Patologia Veterinária Especial 80
Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos  80
Reprodução Animal 80
Ciências Políticas e Políticas Contemporâneas 80
Projeto Integrador VI (Manejo e Clínica de Animais Silvestres e Pets Exóticos) 80

 

7º Período

Disciplinas Carga horária
Diagnostico por Imagem 80
Patologia e Laboratório Clínico  80
Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos 80
Clínica e Terapêutica de Ruminantes 80
Projeto Integrador VII (Administração rural, elaboração e avaliação de projetos agropecuários) 80

                                                                                                                                           

8º Período

Disciplinas Carga horária
Produção de Ruminantes 80
Anestesiologia Veterinária e Técnicas Cirúrgicas 80
Tecnologia e Inspeção de Aves, Ovos, Mel e Pescados 80
Clinica e Terapêutica de Pequenos Animais 120
Projeto Integrador VIII (Medicina Veterinária Preventiva, Bioética e Deontologia) 80

 

9º Período

Disciplinas Carga horária
Produção de Suínos e Aves 80
Tecnologia e Inspeção de Leite e Derivados 80
Manejo de Pequenos Animais 80
Cirurgia de Pequenos Animais 80
Trabalho de Conclusão de Curso I 40
Estágio Supervisionado I 300

 

10º Período

Disciplinas Carga horária
Tecnologia e Inspeção de Carnes e Derivados 80
Cirurgia de Grandes Animais 80
Optativa 40
Trabalho de Conclusão de Curso II 40
Estágio Supervisionado II 300
Atividades Complementares 200

 

 

Corpo Docente

Docente Lattes
Alexandre Tourino Mendonça http://lattes.cnpq.br/8953958720405447
Aline Ferreira Souza de Carvalho  http://lattes.cnpq.br/1500238293203606
Camillo Francesco Cesare Canella Filho  http://lattes.cnpq.br/5442075813066861
Francisco Ayres de Oliveira Neto  http://lattes.cnpq.br/7295356309676091
Gislaine da Silva Andrade http://lattes.cnpq.br/5785830478751253
 Glei dos Anjos de Carvalho Castro http://lattes.cnpq.br/0962612548023369
Jocyare Cristina Pereira de Souza http://lattes.cnpq.br/6971092838621749
José Osmar Gonçalves Farias http://lattes.cnpq.br/0085102453027809
Luciano Marcos Dias Cavalcanti http://lattes.cnpq.br/9219777786891977
Luis Alberta da Silva http://lattes.cnpq.br/7809407712012147
Luiz Antonio Andriatta Ayres http://lattes.cnpq.br/5351089490378994
Luiza Procópio Sarrapio http://lattes.cnpq.br/3676061586080143
Maria Elisa Rodrigues Moreira http://lattes.cnpq.br/8503000442103169
Mauricio Cezar Resende Leite Junior http://lattes.cnpq.br/3507030985634876
Miriam de Andrade Pereira  http://lattes.cnpq.br/4727033767170530
Terezinha Richartz Santana http://lattes.cnpq.br/9610707436484070

 Formas de Avaliação

A avaliação da aprendizagem no Curso de Medicina Veterinária é entendida como um processo contínuo, sistemático e integral de acompanhamento e julgamento do nível no qual alunos e professores se encontram em relação ao alcance dos objetivos desejados na formação do profissional em questão.

Nesse sentido, deve ser entendida como um processo indissociável da dinâmica de ensino e aprendizagem, pois implica a realização de verificações planejadas para obter diagnósticos periódicos do desempenho dos alunos e professores em relação à transmissão/assimilação e replanejamento das ações sempre que necessário.

Como processo cooperativo implica a tomada de decisão de todos os participantes deste processo (alunos, professores, profissionais dos serviços nos quais ocorre a aprendizagem) em relação ao projeto curricular. Dessa forma, os diferentes momentos da avaliação durante o processo (resultados parciais) legitimam-na como produto apreendido em termos de resultado final.

Para que seja viabilizada dentro desta concepção, é importante que haja clareza quanto às características que nortearão a sua operacionalização:

  • Para ser contínua, a avaliação deve acontecer ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem, realizada em diferentes momentos, não sendo pontual (isolada) nem um momento terminal do processo educativo.
  • Para ser sistemática, a avaliação não pode ser improvisada; deve ser um ato intencional, consciente e planejado como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. Requer-se clareza quanto às suas finalidades, bem como quanto à utilização de instrumentos e medidas adequadas, que seja pensada como uma atividade permanente, permitindo acompanhar passo a passo a evolução do aluno na assimilação, construção e produção do seu conhecimento.
  • Para ser integral, a avaliação deve estender-se a todos os domínios do comportamento: cognitivo, afetivo e psicomotor.
  • Para estar voltada ao alcance dos objetivos, a avaliação deve ser planejada de acordo com o perfil profissional delineado no PPC, explicitado na forma do desempenho (conhecimentos, habilidades e atitudes) desejado no graduando.
  • Para ser indissociável da dinâmica de ensino e aprendizagem, a avaliação deve ser coerente com o projeto pedagógico, no sentido de refletir os objetivos e princípios que o norteiam. Não pode se limitar a um momento separado ou independente do processo de ensino.
  • Para ser inclusiva, a avaliação deve facilitar ao professor, quando detectar problemas e/ou dificuldades de aprendizagem, propor alternativas de recuperação desta, integrando o aluno na busca persistente do alcance dos objetos desejados.
  • Para ser abrangente, a avaliação não deve se restringir ao desempenho do aluno, mas também fornecer subsídios para avaliar o desempenho do professor e de outros profissionais envolvidos na formação acadêmica, auxiliando na tomada de decisões sobre o projeto pedagógico.
  • Para ser cooperativa, a avaliação deve ter atuação ativa de todos os participantes do processo de ensino e aprendizagem, proporcionando feedback mútuo e reflexão sobre o próprio desempenho (autoavaliação).

A avaliação dos processos de ensino e aprendizagem na concepção do curso tem por objetivo visualizar as projeções sociais e reais, não simplesmente interagindo-os, mas construindo-os.

Tipos de Avaliação do Rendimento Acadêmico

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento.

 Autoavaliação

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório

 

 

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