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 Informações Gerais

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Integralização Curricular
Modalidade: Tecnólogo – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 06 semestres e Máximo: 12 semestres
Carga horária total: 2.740 horas

 Perfil do Egresso

   

O Tecnólogo em Estética e Cosmética formado pela UninCor será um profissional com formação humanista, crítica e reflexiva, pautado pelos princípios de respeito à diversidade cultural, étnico-racial e de gênero, preparado para atuar de forma autônoma ou multidisciplinar, junto a outros profissionais da saúde, na recuperação, melhoria e manutenção da saúde da pele, do rosto e do corpo, promovendo a qualidade de vida e a saúde das pessoas, com conhecimentos nas diversas áreas da estética, que incluem o domínio do uso de produtos, procedimentos, equipamentos e tecnologia cosmético-dermatológica na profilaxia e no tratamento das patologias faciais e corporais, elaboração de diagnóstico adequado para o tratamento correto dos diferentes casos, além de dominar conhecimentos básicos de gestão de serviços relacionados à estética corporal, facial e capilar.

 

 Objetivos

O Tecnólogo em Estética e Cosmética graduado pela UninCor deverá atuar nas áreas da saúde e beleza, visando proporcionar melhor qualidade de vida à sociedade, por meio da promoção de educação de excelência, formação integral e exercício consciente da cidadania, capazes de exercer suas atividades nas diversas áreas de atuação de forma competente e segura. 

 Habilidades e Competências

Ao longo da formação do tecnólogo em Estética e Cosmética, serão construídas as seguintes competências e habilidades:

  • Atuar como profissional autônomo ou em equipe multidisciplinar, junto a dermatologistas, cirurgiões plásticos, nutricionistas e outros profissionais da área de saúde.
  • Gerenciar os serviços de estética e beleza, tendo uma visão mercadológica e de qualidade da prestação de serviços.
  • Reconhecer a necessidade de encaminhamento do cliente aos especialistas.
  • Identificar e analisar a adequação dos tipos de pele.
  • Reconhecer, avaliar e classificar a estrutura e função da pele, identificando biótipos cutâneos e classificando as alterações, lesões e afecções passíveis de intervenção estética.
  • Realizar anamnese detalhada para diagnóstico e indicação de tratamento estético.
  • Correlacionar a importância do hábito alimentar à saúde corporal.
  • Caracterizar e selecionar os procedimentos de prevenção de estrias, celulites, gordura localizada, discromias e demais alterações.
  • Correlacionar os cosméticos, materiais e equipamentos apropriados aos tratamentos estéticos.
  • Dominar os princípios de biossegurança e norma de vigilância sanitária nas técnicas de trabalho.
  • Identificar e aplicar técnicas de tratamento pré e pós-operatórios de cirurgia plástica facial e corporal, conforme indicação médica.
  • Trabalhar em equipes multidisciplinares.
  • Planejar e organizar o trabalho focando o atendimento integral à saúde e à qualidade dos serviços prestados.
  • Transformar informações mercadológicas em estratégias e projetos de negócios.
  • Pautar suas atitudes profissionais em princípios éticos sólidos, de inclusão e de respeito à diversidade cultural, étnico-racial e de gênero.

 Grade Curricular e Corpo Docente

1º Período

Disciplinas Carga horária
Anatomia Humana 120
Biologia Celular e Molecular 80
Bioquímica e Biofísica 80
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico 80
Projeto Integrador I (Empreendedorismo,Liderança,Criatividade e Inovação) 80

 

2º Período

Disciplinas Carga horária
Fisiologia Humana 120
Histologia, Embriologia e Genética 80
Biossegurança e Primeiros Socorros 80
Comunicação e Processo Científico 80
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação Étnico-Racial) 80

 

3º Período

Disciplinas Carga horária
Ciências Cosméticas Aplicadas a Estética 80
Avaliação em Estética 80
Métodos e Técnicas Manuais Aplicadas a Estética 80
Recursos Tecnológicos Aplicados a Estética 80
Sustentabilidade e Desenvolvimento 80
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade) 80
Estágio I 60

                                                 

4º Período

Disciplinas Carga horária
Técnicas Aplicadas a Cosmetologia Corporal e Facial 80
Patologia Aplicada 80
Métodos e Técnicas Aplicadas ao pré e pós-operatório 80
Técnicas de Embelezamento 80
Desenvolvimento Social e Humano 80
Projeto Integrador IV 80
Estágio II 60

 

5º Período

Disciplinas Carga horária
Clínica de Estética Facial Integrada 120
Terapias Alternativas Aplicada a Estética 80
Cosmética e Estética dos Anexos Cutâneos 80
Administração Mercadológica 80
Projeto Integrador V 120
Trabalho de Conclusão de Curso I 40
Estágio Supervisionado III 60

 

6º Período

Disciplinas Carga horária
Clínica de Estética Corporal Integrada 160
Optativa 40
Bioética e Deontologia 80
Ciências Políticas e Políticas Contemporâneas 80
Projeto Integrador IV 120
Trabalho de Conclusão de Curso II 40
Estágio Supervisionado IV 60

 

  

Corpo Docente

 

Docente Lattes
Adauto Mendes Bernardes Junior  http://lattes.cnpq.br/3254047159668408
Babieli Corsini Baccoli http://lattes.cnpq.br/4917686213593561
Bruno Mendes http://lattes.cnpq.br/9452720712477854
Carina Lumie Pereira Nagata http://lattes.cnpq.br/1625620529240758
Evanice Geralda da Costa http://lattes.cnpq.br/0732560966184456
Fernanda Augusta Marques Pinheiro http://lattes.cnpq.br/3799888259419532
Jocyare Cristina Pereira de Souza http://lattes.cnpq.br/6971092838621749
Luiza Procópio Sarrapio http://lattes.cnpq.br/3676061586080143
Luiz Antônio Andriatta Ayres http://lattes.cnpq.br/5351089490378994
Maria Celina da Piedade Ribeiro  http://lattes.cnpq.br/0917363450120836
Maria Elisa Rodrigues Moreira http://lattes.cnpq.br/8503000442103169
Mauricio Cezar Resende Leite Junior http://lattes.cnpq.br/3507030985634876
Patrícia de Carvalho  http://lattes.cnpq.br/1879875056088451
Simone Catarina Silva Archanjo http://lattes.cnpq.br/2913422653515240
Tarise Carvalho Borges de Moraes http://lattes.cnpq.br/5519064359772306
Terezinha Richartz http://lattes.cnpq.br/9610707436484070
Viviane de Fátima Silva Pessoa  http://lattes.cnpq.br/1364489830624761
Zionel Santana http://lattes.cnpq.br/0835846087696280

         

   

 

Formas de Avaliação

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

 

Autoavaliação

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 

Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório

 

 

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estetica e cosmetica